No país do futebol uma nova modalidade esportiva está conquistando os brasileiros: as lutas de artes marciais mistas ou MMA. Organizadas no país principalmente pelo UFC (Ultimate Fighting Championship), essas lutas tem chamado atenção pela grande legião de brasileiros que participam e se destacam. Impulsionadas pela mídia aos poucos elas chegam as casas da população e aumentam o número dos fãs desse evento.

Os equipamentos necessários para praticar esse tipo de esporte são poucos. Obrigatoriamente o lutador deve usar luvas de dedo aberto e protetores genitais e bucais. Opcionalmente ele pode usar sapatilhas, protetores de joelhos e cotovelos e bandagens. Alguma atitudes antidesportivas são proibidas. Cabeçada, dedo no olho, morder, puxar cabelo, ataques a coluna, regiões genitais e chutar adversários que estão no chão são alguns exemplos.
O resultado do enfrentamento pode ser decidido de três maneiras. A desqualificação é a primeira. Ela se caracteriza quando um lutador aplica intencionalmente algum golpe ilegal, como cabeçadas ou golpes na região genital. A finalização ocorre através do nocaute ou de um golpe de imobilização. O nocaute ocorre quando o lutador recebe um golpe legal e fica inconsciente, e a imobilização quando o oponente recebe uma técnica de luta agarrada como chaves e estrangulamentos e desiste ou desmaia. A última forma é através da decisão do júri. Essa ocorre quando ao término dos três ou cinco rounds não houver finalização ou desqualificação. Para tal decisão eles se utilizam de critérios específicos e declaram vencedor o lutador mais eficiente durante o embate.
![]() | |||
Anderson Silva, principal atleta brasileiro de MMA. Crédito: Globo.com |
A UFC, Inspirada por torneios de Vale Tudo brasileiros, da família Gracie, é comandada pela Zuffa Entertainment. O campeonato é dividido em diversas categorias: peso-galo, peso-pena, peso-leve, meio-médio, peso-médio, meio-pesado e peso-pesado. O Brasil domina o cinturão de três destas setes categorias: Junior dos Santos, peso-pesado; Anderson Silva, peso-médio e José Aldo, peso-pena. Marco Ruas, Minotauro, Lyoto Machida, Maurício Shogun, Wanderlei Silva e Vitor Belfort são outros destaques brasileiros do esporte.
O sucesso no país é tanto, que a rede globo, detentora do direito de transmissão das lutas, criou uma espécie de reality show da modalidade. O TUF Brasil reúne um grupo de lutadores, treinados por Wanderlei Silva e Vitor Belfort. Os vencedores poderam participar do UFC. O principal motivo da emissora realizar esse programa é cada vez mais popularizar esse esporte, que aos poucos vira grande atração na programação nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário