O Brasil alcançou recentemente a sétima posição no mercado mundial de Internet, segundo pesquisa desenvolvida pela comScore, empresa que realiza pesquisas de mercado. Conforme o estudo, “2012 Brazil Digital Future in Focus”, o país atingiu o número de 46,3 milhões de brasileiros com acesso a internet em casa ou no trabalho, ultrapassando assim a França, que ficou com a oitava posição.Esse número representa um aumento de 16% dos internautas em relação a 2010 e deixa o Brasil menos distante dos grandes líderes nesse mercado, China, Estados Unidos e Japão.
O estudo aponta o país como o que mais acessa blogs em todo mundo, mostrando que 96% dos internautas brasileiros acessaram blogs em dezembro do ano passado. Para se ter uma idéia, a média mundial é de 59%. As redes sociais também tiveram um alavancado aumento no número de acessos, tendo o Facebook como principal impulsionador da mudança. Essa rede social alcançou quase 40 milhões de usuários, representando um aumento de 192% comparado a 2010. A pesquisa revelou ainda que o brasileiro passou em média 26,7 horas online em dezembro de 2011, um aumento de 10% em relação a 2010.
O mercado de publicidade digital brasileiro também cresceu. Somente no mês de dezembro de 2011, 62,9 bilhões de impressões foram veiculadas online no Brasil, as quais atingiram 50,8 milhões de usuários da internet. No mesmo mês 6,9 bilhões de pessoas realizaram buscas online e a visitação a sites de comércio cresceu 30%. Um detalhe importante é que para realizar essa pesquisa não foram considerados acessos de locais públicos, como lan houses.
Através dos números alcançados nesse estudo pode-se entender melhor o perfil do brasileiro na rede mundial de computadores. Em grande parte os internautas daqui superam os de outros países na quantidade de tempo navegado em redes sociais, sites de compras coletivas e enviando mensagens instantâneas. A pesquisa também aponta um grande crescimento no uso de dispositivos móveis para acesso a internet, fazendo com que seja dada a previsão de que em alguns anos o país alcançará os primeiros colocados no ranking do mercado digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário