quarta-feira, 6 de junho de 2012

Consumerização


Consumerização é uma nova estratégia de mercado, principalmente no setor de tecnologia, onde as estratégias de uma empresa no que diz respeito à produção de produtos e serviços é ditada pelo consumidor. Ou seja, a empresa busca traçar o perfil de seus consumidores/clientes e a partir disso irá criar os seus produtos e serviços.”    
 Marcelo Wuttig Friske – Estudante de Ciências da Computação

A partir do uso de novos dispositivos móveis, como smartphones, tables, IPad´s, IPod´s, os desenvolvedores de softwares inovaram e projetaram aplicativos específicos para cada tipo de mídia - GPS, rastreamento de amigos, jogos, livros, jornais e revistas. 

Muito populares, estes dispositivos começaram a ser levados pelos funcionários às empresas, desejando poder usa-los em sua atividade laboral. O processo de adaptação do setor de Tecnologia de Informação recebeu um novo desafio: a consumerização. 

O termo “consumerização” envolve a proteção de dados, disponibilidade de serviço de manutenção, acessos e restrições, bloqueios de funções prejudiciais ao sigilo empresarial e todas as adaptações que a empresa deve fazer para receber as novas tecnologias.

Inicia o tempo em que o funcionário não ocupa mais o computador da empresa - ele traz seu dispositivo móvel e faz uso dele - sendo útil até quando está fora do escritório, viajando.

 Iniciativa que deu certo


Acompanhando a tendência à consumerização, a multinacional americana de roupas esportivas O’Neill começa a flexibilizar o acesso às informações confidenciais de sua rede corporativa a partir de smartphones e tablets de uso pessoal de seus colaboradores. O objetivo é permitir que as equipes profissionais possam trabalhar remotamente em projetos da confecção, podendo consultar designs, materiais e outros detalhes de produção. 

Para garantir a máxima proteção aos dados de propriedade intelectual da marca e aos aplicativos essenciais ao negócio, a empresa adotou alguns softwares de protecção de dados nas diversas plataformas móveis existentes, como iPhone, BlackBerry, Android e também em dispositivos com Java e Windows Mobile, o que garante aos gestores da rede o gerenciamento centralizado e o total controle sobre à informação corporativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário