A prática da promoção de eventos, empresas e demais
empreendimentos é sempre complexa, pois depende de diversos fatores, como
local, produto, público-alvo, entre outras coisas que levam o seu negócio a ser
visto, conhecido e admirado pelos outros.
Tão diversas quanto as maneiras de se divulgar algo são as
áreas nas quais podem se achar profissionais para lhe ajudar a ser bem-sucedido
nessa empreitada. Alguns métodos são bem conhecidos, como anúncios em jornal,
revistas, rádios, panfletagem, cartazes, enquanto outros ainda estão em “fase
de crescimento”. Estes últimos geralmente envolvem o uso das mais recentes
tecnologias.
Wellington explica as recentes inovações e tendências na divulgação de eventos |
“Um website é uma das melhores ferramentas para se promover
eventos, entidades ou empresas. Podemos citar vários exemplos de empresas que
investem na programação web, desde com o interesse de divulgar catálogos de
produtos até a comercialização dos mesmos.” Essa é a opinião do estudante de Ciência
da Computação da Unijuí Wellington Thiago Lenz, que trabalha há cerca de quatro
anos como programador, desenvolvendo websites para empresas.
Neste novo nicho de divulgação, a inovação é regra básica,
pois a tecnologia caminha de mãos dadas com a evolução do nosso mundo. No caso
do website, Wellington cita outros aditivos no processo, como redes sociais (que
tornam o seu website mais visível e popular), além dos aplicativos para
celulares e tablets.
Residente em São Luiz Gonzaga, Wellington já desenvolveu
websites para várias empresas e entidades locais: “São jornais, imobiliárias,
revendas de carros, casas de shows, rádios, um clube de futsal, entre outros. O
desenvolvimento de aplicativos para celulares e tablets é mais recente. Há mais
ou menos 6 ou 7 meses trabalho com esse novo modelo de programação”.
Entre as vantagens de seu ter um evento/entidade divulgada
por uma página eletrônica está a gama de possibilidades que um veículo como
este abrange. Pode-se fazer uma campanha virtual, chamando as pessoas para o
seu evento. No caso de um evento mais tradicional, é possível criar um espaço
que conte toda a história da feira, exposição etc. As próprias ferramentas
virtuais também podem dar cobertura e suporte ao internauta durante o evento e
pós-evento, tornando o projeto presente na memória de todos.
O programador e acadêmico vê futuro principalmente nos
aplicativos, ressaltando as qualidades destas inovações: “Os aplicativos para
celulares e tablets, apesar de ainda ser uma novidade, são excelentes
alternativas que ainda dominarão o mercado. Que tal você, dentro de uma exposição,
saber onde fica cada coisa? Que tal você acessar as notícias da sua cidade de
forma mais fácil e rápida? São facilidades e novidades que estão chegando e que
serão adaptadas ao nosso meio”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário