terça-feira, 26 de junho de 2012

A história de quem faz os quadrinhos


O cartunista são-luizense Sávio Moura, com mais de mil tiras publicadas, comemora mais um passo na sua trajetória. Ele prepara a quarta edição do livro “É dura a vida no campo”, coletânea que reúne as tiras publicadas semanalmente em diversos jornais do Estado. O projeto está na fila desde o lançamento do gibi, em novembro do ano passado e tem a publicação marcada para setembro deste ano. 
Sávio com o gibi em mãos. Foto: Divulgação

Chiru Velho
“É dura a vida no campo" são tiras que brincam com o dia a dia em uma fazenda, mostrando os costumes gaudérios da turma de Chiru Velho. A ideia, criada a partir de vivências do próprio Sávio, surgiu em 2006, em uma mostra de artes local. Na época, o cartunista recebeu um convite para estampar suas tiras no Jornal A Notícia, de São Luiz Gonzaga. Aos poucos, as aventuras da turma do campo caíram no gosto do público, chegando a outros jornais da região. 


Em janeiro deste ano, Chiru Velho ganhou seu maior destaque até então: em cima do Iotti, ao lado das palavras cruzadas, “É dura a vida do campo” estava nas Tiras de Verão da Zero Hora. "Por ser um jornal de circulação estadual, ganhei bastante reconhecimento. Também foi uma experiência diferente trabalhar com as tiras coloridas", conta o cartunista. 

O autor
Sávio Moura é formado em Administração, bancário, casado e tem duas filhas. A paixão pelos desenhos, segundo ele conta, começou desde guri. "Já folheava gibis antes mesmo de saber ler. Sou da geração do Disney Especial e me criei lendo as aventuras do Mickey e Donald. Ainda pequeno, criar minhas próprias histórias em quadrinhos se tornou um hábito. Eu desenhava muito", relembra. 
O cartunista com as três coletâneas já lançadas. 

Próximos projetos
Além da quarta edição da coletânea de tiras, que deve ser lançada na semana farroupilha, Sávio tem planos de lançar um álbum colorido com histórias de Chiru Velho, Palometa, Virso, Juracema e Bento Leitão. Enquanto as novas edições não saem, ele segue desenvolvendo seu trabalho nas escolas. O cartunista atua de maneira voluntária com professores, explicando aos pequenos o processo de desenvolvimento do seu trabalho. As aulas, que geralmente são interativas, têm por objetivo despertar o gosto pelos livros nos pequenos, que já são fãs das tiras de Sávio. 
 Quem deseja conhecer mais o trabalho do cartunista pode acessar o site www.saviomoura.com.br e conferir as tiras mais recentes. Também é possível fazer online o pedido para os livros e gibis. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário