sexta-feira, 27 de julho de 2012

Virou capa da Mad

Você domina o photoshop? Isso, aliado a conhecimentos no Corel, pacote do office, entre tantos outros softwares, são requisitos básicos em diversos trabalhos. Porém, é sempre bom escolher bem os profissionais que trabalham com essas tecnologias, pois há exemplos de trapalhadas homéricas de profissionais da “photoshopagem” aos montes para se observar.    
O título desta matéria se deve exatamente ao processo pelo qual passam as fotos de algumas celebridades. Quem conhece a Revista Mad não tem como deixar de se lembrar do seu símbolo: Alfred Neuman, personagem que ilustrava as capas e matérias do periódico.

Revista que se notabilizou nos EUA, Brasil, entre outros países, por fazer paródias de filmes, livros, celebridades e diversos ícones da cultura popular, a Mad por vezes também trazia essas pessoas famosas como caricaturas, exagerando nos traços faciais, orelhas, boca etc.
Mulher Girafa
Para facilitar as coisas, basta dar uma olhada na foto ao lado - ela ainda vem acompanhada de uma descrição.
“O interessante é que até em grandes e renomadas revistas acontece esse tipo de erro. Coitada da modelo, deve ter sido alvo de várias piadas, pois ficou com um pescoço de girafa”, diz o estudante do 4º semestre do curso de Design da Unijuí, Wagner Chollet, ao observar a foto da revista “Life & Style”.
Wagner, que também trabalha como designer gráfico na empresa Nova Design, de São Luiz Gonzaga, considera o photoshop uma ferramenta feita para facilitar e concertar fotos (justamente o que se espera de uma tecnologia inovadora), porém, ele cita o uso excessivo desse programa como responsável por essa tendência em “melhorar” constantemente o produto, fazendo com que algumas fotos fiquem fora da realidade “Eu acho que ele (photoshop) tem que ser usado para retoques e detalhes, mas sem descaracterizar as pessoas”, diz o estudante.  
Questionado sobre se essas novas tecnologias ajudam ou atrapalham o trabalho profissional, Wagner destaca a necessidade do bom senso, que sempre deve nortear esse tipo de trabalho: "O profissional que trabalha nessa área tem que ter muito bom senso e saber usar esse recurso sem excesso, o que geralmente não acontece, principalmente no caso dos fotógrafos, que, depois de tratarem as fotos, acabam descaracterizando as pessoas. 

Gal e Caetano na Rolling Stone
Essa foi a foto (abaixo, no centro) que originou o nome desta matéria. A comparação é inevitável, basta analisar a capa da Rolling Stone que traz Gal Costa com Caetano Veloso e compará-la a algumas publicações da Mad. Confira:
À esquerda temos a caricatura de Charlie Sheen, com um "Neuman Feminino" ao fundo, seguida da foto central que mostra Caetano e Gal e, finalmente, uma amostra do Neuman mais evidente, vestido de stormtrooper 

As novas tecnologias facilitam sim a nossa vida, mas quando usadas de forma displicente podem causar danos, rendendo até processos judiciais. Panto, se você não for empregado da Mad, lembre sempre disso quando for "photoshopar" alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário