sexta-feira, 13 de julho de 2012

MMA – A febre do momento


           No país do futebol uma nova modalidade esportiva está conquistando os brasileiros: as lutas de artes marciais mistas ou MMA.  Organizadas no país principalmente pelo UFC (Ultimate Fighting Championship), essas lutas tem chamado atenção pela grande legião de brasileiros que participam e se destacam. Impulsionadas pela mídia aos poucos elas chegam as casas da população e aumentam o número dos fãs desse evento.
           
            As artes marciais mistas são formadas por um conjunto de modalidades de lutas. As principais são o jiu-jitsu, boxe, luta livre olímpica, boxe tailandês, boxe chinês, karatê e taekwondo. Os lutadores podem usar uma série de golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos e joelhos, além de técnicas de imobilização. Durante o combate eles se enfrentam em um ringue de oito cantos, o octógono. Em geral são realizados três assaltos de cinco minutos, com exceção das decisões de título. Nesse caso são cinco assaltos de cinco minutos.

            Os equipamentos necessários para praticar esse tipo de esporte são poucos. Obrigatoriamente o lutador deve usar luvas de dedo aberto e protetores genitais e bucais. Opcionalmente ele pode usar sapatilhas, protetores de joelhos e cotovelos e bandagens. Alguma atitudes antidesportivas são proibidas. Cabeçada, dedo no olho, morder, puxar cabelo, ataques a coluna, regiões genitais e chutar adversários que estão no chão são alguns exemplos.

            O resultado do enfrentamento pode ser decidido de três maneiras. A desqualificação é a primeira. Ela se caracteriza quando um lutador aplica intencionalmente algum golpe ilegal, como cabeçadas ou golpes na região genital. A finalização ocorre através do nocaute ou de um golpe de imobilização. O nocaute ocorre quando o lutador recebe um golpe legal e fica inconsciente, e a imobilização quando o oponente recebe uma técnica de luta agarrada como chaves e estrangulamentos e desiste ou desmaia. A última forma é através da decisão do júri. Essa ocorre quando ao término dos três ou cinco rounds não houver finalização ou desqualificação. Para tal decisão eles se utilizam de critérios específicos e declaram vencedor o lutador mais eficiente durante o embate.
           
Anderson Silva, principal atleta brasileiro de MMA. Crédito: Globo.com


            A UFC, Inspirada por torneios de Vale Tudo brasileiros, da família Gracie, é comandada pela Zuffa Entertainment. O campeonato é dividido em diversas categorias: peso-galo, peso-pena, peso-leve, meio-médio, peso-médio, meio-pesado e peso-pesado. O Brasil domina o cinturão de três destas setes categorias: Junior dos Santos, peso-pesado; Anderson Silva, peso-médio e José Aldo, peso-pena. Marco Ruas, Minotauro, Lyoto Machida, Maurício Shogun, Wanderlei Silva e Vitor Belfort são outros destaques brasileiros do esporte.

            O sucesso no país é tanto, que a rede globo, detentora do direito de transmissão das lutas, criou uma espécie de reality show da modalidade. O TUF Brasil reúne um grupo de lutadores, treinados por Wanderlei Silva e Vitor Belfort. Os vencedores poderam participar do UFC.  O principal motivo da emissora realizar esse programa é cada vez mais popularizar esse esporte, que aos poucos vira grande atração na programação nacional.





Nenhum comentário:

Postar um comentário