segunda-feira, 2 de abril de 2012

“Isso não é mais uma democracia!”



Sensação da temporada 2010/2011 de novas séries, TheWalking Dead (TWD) chegou na atual temporada (2011/2012) cheia de expectativas.O que aconteceria com o enfraquecido grupo de sobreviventes perante os“walkers” (na série, nunca é utilizada a palavra “zumbi”)? Qual seria o grandesegredo contado para Rick ao final da 1ª temporada, quando o Centro de Controlede Doenças (CCD) explodiu, matando seu único cientista ainda vivo e um membrodo grupo? Com sete episódios a mais na 2ª temporada (13, em relação aos seis daanterior), as apostas eram altas. Mas nem tudo foi perfeito.

Na verdade, o número grande de episódios sófavoreceu para que pouca coisa de interessante acontecesse de fato. A temporadapoderia ter sido reduzida a um máximo de seis ou sete episódios com históriarealmente interessante. O “clif hanger”,ou seja, o gancho criado após o sétimo episódio foi espetacular (alerta de spoiler até o fim do artigo): a morte de Sofia! Mas o desenrolar dosdemais episódios foi, no mínimo, enfadonho, culminando nos últimos três deenorme impacto (por isso eu disse que a temporada poderia ter sido bem maiscurta).

O avanço dos “walkers” rumo à fazenda no final do12º episódio já anunciava a catástrofe: ali não era mais um local seguro. Edepois da morte de dois personagens muito importantes da temporada anterior,tudo estava se desintegrando. Nesses episódios finais a série mostrou suaforça: destruição, medo, insegurança, traições, personagens fracos ganhandoforça, o segredo revelado, novos personagens, uma nova locação. Pode-se aindacitar a frase que coloca Rick Grimmes como o líder que ele luta para não ser: “Issonão é mais uma democracia!”.

Para quem não acompanha os quadrinhos, ficou agrande dúvida: Rick poderá ser mesmo o líder que se tornou? Quem é a personagemmisteriosa que anda com uma espada e dois “walkers” sem braço nem mandíbulasacorrentados? Qual o impacto em Andrea após ter sido abandonada? E que localsinistro foi aquele mostrado ao final do 13º episódio? A próxima temporada,marcada para iniciar em outubro, volta com ainda mais episódios (16 ao todo), efica ainda mais uma pergunta: teremos novamente quase 10 episódios semnecessidade, ou a ação finalmente terá seu lugar de destaque? Só assistindopara ver. Mas é inegável que The Walking Dead ainda é uma das séries maispromissoras da TV americana dos últimos anos.

Para mais informações sobre a série, que no Brasilpassa nos canais Fox, FoxHD e FX, indicamos o Blog http://www.boxdeseries.com.br/site/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário