terça-feira, 10 de abril de 2012

Estudante cria aplicativo que facilita leitura de jornal online

Solicitado pelo proprietário do jornal A Notícia, o estudante de 21 anos criou aplicativo que possibilita a leitura de material jornalístico em tablets e celulares
O estudante do sexto semestre de Ciência da Computação da Unijuí Wellington Tiago Lenz trabalha em parceria com o jornal A Notícia de São Luiz Gonzaga desde 2010, o que lhe possibilitou o desenvolvimento de um website. O objetivo do trabalho foi permitir que o leitor pudesse contemplar matérias completas que abrangem toda a região.
Lenz, 21, conta que no final de 2011, o proprietário do jornal, José Grisolia Filho, solicitou o desenvolvimento de um aplicativo específico para os tablets e celulares. “Esse momento eu aproveitei para aprender um pouco mais sobre esse novo campo da computação”, conta. A ideia do aplicativo é conter todo o conteúdo jornalístico presente no site, exibido de uma forma compatível com os modelos de tablets e celulares que estão presentes no mercado. “Dessa forma, foi desenvolvido um aplicativo que apresenta as notícias separadas por categorias, colunistas e as edições impressas do jornal em um formato digital exclusivo”, explica.
O estudante conta que demorou em torno de dois meses para desenvolver o aplicativo. Para este trabalho, foi preciso aprender como funciona o desenvolvimento para aparelhos moveis. Um dos maiores desafios, segundo Wellington, foi fazer com que esse aplicativo rode em vários aparelhos com sistemas operacionais diferentes. “Foi desenvolvido em PHP e HTML5 e roda em paralelo ao website, sendo instalado em um servidor na web e acessado pelo navegador do seu aparelho”, completa.
Para ele, ter desenvolvido este aplicativo não o diferencia dos outros colegas. “Há algum tempo eu já venho desenvolvendo trabalhos fora da universidade, como fonte de renda, e evolução do meu currículo. Até então eu apenas desenvolvia websites e outros sistemas desktop, e agora com aplicativos, procuro entrar nesse novo mercado”, acentua.
De acordo com ele o desenvolvimento desse aplicativo é uma novidade, já que são poucas as empresas que investem neste tipo de tecnologia, sendo que no estado, somente a Zero Hora possui o aplicativo. “Eu acho que em pouco tempo as empresas vão perceber a necessidade de se investir em tecnologia móvel”, comenta Lenz. 
Para acessar o aplicativo, é só acessar do seu tablet ou celular, o endereço anoticia.com, e para ver os aparelhos e sistemas compatíveis com o aplicativo, basta acessar anoticia.com/app.

Nenhum comentário:

Postar um comentário