segunda-feira, 23 de abril de 2012

Onde estão os nossos estádios?

O Brasil será sede da Copa do Mundo de 2014. Não existe a possibilidade da FIFA alterar o local de realização do maior evento esportivo do planeta.  Mas sob quais condições o país sediará esse espetáculo?  Os estádios estarão prontos? O país oferecerá a estrutura necessária sua realização?

Arena das Dunas, Natal. ( Foto:Tiago Falqueira)
         
   O panorama atual prevê que a resposta para essas indagações pode não ser das melhores. Dentre os doze palcos dos jogos mundiais, o estádio Castelão, em Fortaleza, foi o que iniciou o mês com as obras mais avançadas, algo em torno de 62%. A Arena Fonte Nova, em Salvador e o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, vem logo em seguida, com 55% e 54% das obras concluídas, respectivamente. Com o cronograma de construção ou reforma  atrasadas também estão a do Estádio do Maracanã, do Rio de Janeiro, Arena Pernambuco, de Pernambuco, a Arena São Paulo, de São Paulo, Arena Amazônia, em Manaus e o Estádio Beira Rio, de Porto Alegre, todos com menos de 40% das obras concluídas. Mais critica está a situação da Arena das Dunas, em Natal, com menos de 20% da construção concluída e estimativa de entrega em dezembro de 2013, sendo que a data limite de entrega dada pela FIFA seria dezembro de 2012. Com previsão de término dentro do prazo, o Estádio Mineirão, Belo Horizonte, a Arena da Baixada, Curitiba e a Arena Pantanal, Cuiabá, estão com os trabalhos bem encaminhados. 

            As obras na estrutura do entorno dos estádios são outro problema. Em algumas cidades-sede correm a um ritmo muito lento, enquanto em outras nem mesmo começaram ou tiveram seus projetos aprovados.  Segundo o Orçamento Copa 2014, a estimativa inicial é de que o governo gaste R$ 8,5 bilhões em infraestrutura, embora o percentual investido desse montante até agora seja muito baixo. 

            Além disso, existem as pressões da FIFA, as questões de saúde pública, segurança, dos aeroportos e o medo de o país não conseguir realizar a Copa como deve ser. Em meio a isso fica a expectativa de como será a Copa no Brasil. As atenções irão prevalecer sobre os problemas ou sobre o espetáculo em si? Promessas e maquetes não faltam, resta saber o quanto elas valem no fim das contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário