terça-feira, 15 de maio de 2012

DCE recebe inscrições de chapas até quarta-feira

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unijuí lançou no mês de abril edital para inscrições das chapas para sua próxima gestão. Os acadêmicos dos cursos de graduação da Instituição podem efetuar a inscrição da chapa concorrente até esta quarta-feira, dia 16 de maio, junto a secretaria do DCE.
Alisson Legonde

De acordo com Alisson Legonde, colaborador do DCE, esta é uma oportunidade dos acadêmicos participarem e atuarem junto ao diretório, pois é a entidade que representa os milhares de alunos da Unijuí. “Queremos que novas pessoas façam parte do DCE. É um cargo que exige responsabilidade e que possibilita ainda novas experiências no meio estudantil”, comentou.
 
Legonde destacou que as chapas inscritas devem seguir as normas do estatuto. “Conforme o estatuto do DCE, a composição das chapas deve seguir a ordem de cargos. Serão escolhidos o presidente e vice; secretário geral; primeiro e segundo secretário e dois tesoureiros”. Ele também destaca que as chapas inscritas deverão indicar um suplente para cada umas das três funções executivas mencionadas. Sobre o processo eleitoral, Legonde frisou que a eleição do DCE se dará por voto direto. “Todos sabem que em toda eleição o voto é secreto e universal, por isso vamos manter toda a transparência possível, a fim de garantir segurança aos concorrentes”, destacou.

O colaborador do DCE comentou também que caberá ao conselho dos Diretórios acadêmicos e dos Centros acadêmicos a eleição de dois integrantes da comissão eleitoral. “É necessário escolher um coordenador que vai cuidar do processo de eleição da diretoria do DCE da Unijuí, e com antecedência mínima de 30 dias da data da eleição. Teremos um presidente, um vice e um secretário geral”, completou Alisson Legonde.

Em relação a comissão eleitoral, Legonde salientou que o presidente será indicado pela direção executiva do DCE Unijuí. “Este não poderá integrar nenhuma chapa inscrita. Cada chapa inscrita terá direito a uma indicação para a comissão eleitoral, com direito a voto”, concluiu. Para que os interessados possam fazer a inscrição de chapas é necessária à apresentação de um termo de compromisso individual e uma cópia das respectivas carteirinhas de estudantes. A escolha da nova coordenação do DCE ocorrerá entre os dias 01 e 06 de junho de 2012, nos campi Ijuí, Panambi e Três Passos. A posse dos eleitos será no dia 8 de junho.


Por Valdenir Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário