sábado, 19 de maio de 2012

Música e turismo, por que não?


Você sonha em ver seu artista preferido de perto, mas mora no interior. Excursões são sempre uma alternativa. Por que não unir o útil ao agradável e aproveitar para conhecer novos e interessantes lugares?

Pegar a estrada para estar perto de seus ídolos é pratica comum dos aficcionados por música que moram longe dos pontos de parada dos artistas internacionais. O Brasil hoje vive uma efervescência de grandes festivais e recebe visitas freqüentes de grandes ícones da cultura pop como Madonna, Paul McCartney, Foo Fighters, entre tantos outros. Então por quê não unir a o prazer de assistir seu artista preferido à oportunidade de fazer turismo e conhecer lugares interessantes?

Débora Reoly resolveu apostar no interesse comum das pessoas por estas duas atividades e hoje se dedica a organizar excursões que mesclam shows e turismo. Ela é professora da rede pública municipal de ensino e fã de rock. O gosto pela música e a distância dos grandes concertos levaram Débora a organizar uma excursão em 2002, para o show da banda Krisiun, em Porto Alegre. Pouco a pouco, com a vinda de artistas internacionais com mais frequência para o Brasil, as viagens passaram a serem mais frequentes. Débora tem curso nacional de Guia de Turismo e cursou alguns semestres do curso superior na área. Hoje divide seu tempo entre lecionar e organizar as viagens, o serviço atende pela marca RockTour – Excursões do Rio Grande do Sul.

Segundo Débora, a procura pelas excursões começou quando ela criou o blog excursoesrock.blogspot.com, para divulgar seu serviço: “conforme a quantidade de shows internacionais foi aumentando em Porto Alegre, o pessoal de Ijuí e região que ia nas excursões já divulgava para outras pessoas em suas cidades”. Ela destaca ainda que nas excursões seguintes apareciam pessoas diferentes, de várias localidades. As fronteiras começaram a ser expandidas em 2012 com a excursão ao Quilmes Rock na Argentina: “hoje em dia, arrumo meu tempo, da forma que posso, a me dedicar meio turno a organização/divulgação das excursões. Pela manhã trabalho nisso, na internet”.

E é exatamente a internet um dos recursos que torna possível este trabalho. Com a popularização de redes de relacionamento, ficou fácil se comunicar para resolver assuntos referentes às excursões, “As redes sociais me ajudam muito na divulgação das excursões. Pois hoje em dia a maioria das pessoas possuem facebook, twitter, etc. Facilita a comunicação, até o envio de comprovantes de pagamento” explica Débora.

Débora Reoly percebeu que as pessoas tem interesse em aproveitar as oportunidades. Se você está indo ver seu artista preferido em uma cidade turística, por que não ficar um pouco mais e fazer turismo? Com as facilidades da internet, Débora começa a perceber que realmente há mercado para seu serviço. O sucesso da primeira excursão internacional, para festival Quilmes Rock, na Argentina, abriu portas para mais viagens. Além de estar organizando um pacote para o Chile nas férias de julho, Débora conta que as pessoas estão pedindo por mais excursões internacionais, e já pensa em organizar viagens apenas de turismo: “excursões aos shows vão continuar sempre, porém agora a Rocktour abrirá caminhos a novas excursões, de turismo realmente”.
Débora com a turma da excursão para o show de Roger Waters em Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário