quinta-feira, 10 de maio de 2012

Seminário de pedagogia discute a questão da alfabetização

O curso de pedagogia da Unijuí promove evento em alusão aos 55 anos do curso. Além de promover o debate sobre alfabetização, o evento abordará a produção científica na área.



Entre os dias 10 e 12 de maio ocorre no Salão de Atos, do campus da UNIJUÍ, o 8° Seminário Internacional de Alfabetização. O evento faz parte da programação especial em comemoração aos 55 anos do curso de Pedagogia. Coordenado e organizado pela Profa. Ms. Lídia Inês Allebrandt e Profa. Ms. Iselda T. Sausen Feil, o seminário possibilita o debate acerca de experiências e projetos realizados na busca pelo desenvolvimento de uma educação de melhor qualidade.
           
O seminário tem por objetivo criar espaços de pesquisa e debate, e a partir disso desenvolver propostas de alfabetização inclusivas. Além de alfabetização inclusiva, será discutido como formar cidadãos usuários e produtores de conhecimento. Através da socialização de estudos serão debatidos como manter a qualidade da educação na sociedade moderna.

No primeiro dia de palestras, a professora doutora Cristiana Callai abordou o tema “O Desafio de Aprender com as Crianças no Cotidiano Escolar”. Em sua fala, defendeu o método de criação de histórias coletivas entre o mestre e seus alunos, utilizando o conhecimento das crianças para enriquecer o aprendizado. A palestrante apresentou experiências de sala de aula em que as relações de ensino unilaterais impediam os professores de aproveitar o conteúdo que os alunos poderiam gerar. “Ao nosso lado crianças ofereciam um verdadeiro espetáculo”.

Juntamente com o seminário serão realizados o XIV Ciclo de Estudos da Pedagogia e o Evento Científico. O Evento Científico tem como objetivo expor as experiências sobre práticas e estudos pedagógicos e de educação, realizados por professores e pesquisadores. Com uma programação voltada a docentes universitários, acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduandos, profissionais da educação básica, EJA e movimentos sociais, estudantes do Curso Normal Médio e público em geral. Estão expostos banners referentes aos trabalhos científicos na área da pedagogia. O Seminário encerrará sábado, dia 12.
Público presente no salão de atos do Campus da Unijuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário