quarta-feira, 9 de maio de 2012

Você já ouviu falar em Roller Derby?

“No mundo do Roller Derby, rimos muito, adoramos moda, comparamos hematomas, mas também treinamos, e muito!” Lilly McVicious.


Esporte criado em 1935, quando o norte americano Leo A. Stelzer organizou a primeira partida de Roller Derby da história, sua intenção era a demonstração de resistência. A competição era entre homens e mulheres e seu objetivo era dar 57 mil voltas na pista, foi quando foi ressaltado que as colisões e choques entre participantes eram o ápice da partida, tornando-se um jogo de ataque e defesa.
Popular nas décadas de 40 e 50 onde a rivalidade era o ingrediente principal chegou a ser transmitido pela televisão, porém, acabou entrando em declínio. O esporte nunca desapareceu completamente, no ano de 2001 o Roller Derby ressurgiu sendo ligas exclusivamente femininas, sendo assim, novamente conhecido nos EUA, após, espalhado pela Europa e Oceania, América do Sul, inclusive no Brasil.
Esse jogo é semelhante ao Hockey, também é barulhento, bruto, com agressões físicas e verbais, sua diferença é que é predominante feminino.



As participantes

Gordinhas e magrelas, para todas. É um jogo democrático, não importa o tipo físico. Patinadores de Derby costumam adotar um apelido, ou “derby name”.  o Derby Name é algo que vem com o tempo e com criatividade, muitas jogadoras têm nomes relacionados com alguma característica pessoal ou simplesmente um apelido que surgiu ao acaso. 



O jogo

Cada rodada de dois minutos é chamado de JAM. Entre cada JAM, há 30 segundos para as equipes se alinharem para o próximo JAM. O BOUT (jogo) é dividido em duas metades de 30 minutos e tem um número ilimitado de JAMs (rodadas). Equipes podem livremente substituir jogadores entre os JAMs, exceto para os jogadores na penalidade.



Roller Derby - O guia prático 


Chilli Queens - Roller Derby

Chilli Queens é a primeira liga registrada no Rio Grande do Sul, no dia cinco de outubro de 2011, sendo a décima primeira em nível brasileiro de Roller Derby. Os treinos ocorrem em Três de Maio todos os sábado à tarde no ginásio de esportes da SETREM.
Esse ano participará do Primeiro Brasileirão de Roller Derby que acontecerá no mês de outubro no Rio de Janeiro.
Interessadas entrar em contato pelo e-mail chilliqueens@live.com ou no blog http://chilliqueens.blogspot.com.br/.


Como ser uma Roller Derby em cinco passos



Dicas

Site para conhecer o esporte detalhadamente: http://rollerderby.com.br/

Livro da Shauna Cross, chamado Derby Girl, aonde Bliss Cavendar tem 16 anos, cabelos azuis e uma mãe que acha que a vida se resume a concursos de beleza. Numa das viagens a Austin para comprar roupas de menina, ela descobre o Roller Derby.






Filme Whip It, no Brasil chamado de Garota    Fantástica é uma produção norte-americana de 2009, dirigido por Drew Barrymore e escrito por Shauna Cross, baseado no romance Derby Girl de Cross.



Nenhum comentário:

Postar um comentário