quinta-feira, 12 de julho de 2012

Corpo ausente, Espírito Santo presente!


Cristianismo, Budismo, Esoterismo, Judaísmo, Islamismo, Afro-Brasileiras, Hinduísmo, Espiritismo, entre outros. Você acredita em Deus? Quem nunca ouviu a bendita frase: “não faça isso! Deus castiga”
  

Antigamente, jovens iam à igreja por obrigação familiar e social. A crença religiosa normalmente era imposta pela família e vinha de gerações. As igrejas mais antigas seguiam uma linha padrão que vinha de séculos, tinham suas identidades próprias e possuíam muita riqueza em relação a sua composição.
Acredita-se que um dos milhares motivos pelos jovens não se interessarem por religião é a pressão que quando ainda crianças eles sofrem vindo dos demais. Como se qualquer coisa de errado que eles fazem terão um castigo terrível. Outro motivo que leva a crer, é que os próprios pais se sentem desmotivados e despreparados para passar aos seus filhos uma fé religiosa. Boa parte não tem o costume de rezar em família, não leem a bíblia, não frequentam a igreja, não participam de movimentos pastorais ou até sociais que envolvam a religião.
Hoje, há tantas opções religiosas que os jovens têm a possibilidade de decidir pela qual dedicarão sua fé. Os motivos para a procura desse âmbito espiritual variam de acordo com a crença e a visão de cada um. Sem a pressão familiar que havia antes, o adolescente agora pode decidir por iniciativa própria no que crer, a religião é escolhida por questão de gosto e afins, pode fazer parte de uma aversão a instituições religiosas ditas formais. Amanda Pina acredita que a busca por uma religião ser simplesmente o fato dos jovens hoje em dia quererem conhecer várias antes de seguir a religião do seu próprio agrado, na juventude, também se experimenta e sem dúvidas é um desafio pra as igrejas em relação à busca dos jovens.
Devido a modernização, a escolha se tornou ainda mais fácil. Se antes o conhecimento sobre outras crenças era possível somente através da escola, de livros e de pessoas, agora através da internet, que acabou virando um tempo, tudo está na sua frente e ao seu alcance, basta ter vontade de procurar. Por essa facilidade muitos tem a capacidade de acreditar em tudo ao mesmo tempo. Pela diversidade, acabam buscando e proliferando as crenças alternativas, como numerologia, astrologia e bruxaria. Vemos que muitos adolescentes acreditam em alguém superior, porém, optam por não frequentar igrejas, como Brenda Medina: “acredito que tem alguém lá em cima sabendo de todas as coisas que faço e alguém que vai me proteger. Não vou porque não tenho tempo, e paciência para ficar numa missa”.
           Com a pós-modernidade e as mudanças trazidas, os templos tiverem que se readaptarem, as religiões que fizeram isso ganharam mais jovens. Muitos jovens não se envolvem com isso devido aos pensamentos ainda antigos de algumas crenças como conta Dieison Engroff: “sou católico, mas vejo que a minha religião tá ultrapassada em diversos segmentos. Não posso concordar com uma tese que defende que não devemos usar camisinha, só porque a igreja prega isso”.

Essas doutrinas espirituais possuem a característica de promover integração social. Meninos e meninas vão à igreja e conhecem outros adolescentes iguais eles e assim, acabam criando grupos com um propósito de um convívio harmônico. O lazer acaba ficando associado à religiosidade, eles viajam, saem à noite e vão aos cultos juntos. Há erros e falhas em todas as religiões e em seus seguidores, é preciso que cada um se faça responsável por suas decisões. Conhecimento é à base de tudo, não deixemos levar pela falta de tal, veja com seus próprios olhos e descubra o que é melhor pra você, avalie tudo, forme sua opinião e faça sua escolha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário