terça-feira, 24 de julho de 2012

Sandbox: uma nova experiência em games

Junto com a leva de jogos independentes que vem ganhando adeptos no mundo gamer, um gênero em particular se destaca. Os jogos sandbox levam o jogador a uma experiência diferenciada, criar e interagir em um mundo onde tudo pode ser modificado e aproveitado

O objetivo do Super Mario era derrotar o monstro Bowser e resgatar a princesa Peach. Sônic, o porco espinho, coletava anéis correndo em alta velocidade para acabar com o malígno Dr. Robotnik. Até mesmo o simples Pac-Man tinha uma missão, se alimentar e fugir dos fantasmas que o perseguiam.

Na tentativa de inovar, e criar um novo conceito em games, o programador sueco Markus Persson desenvolveu uma idéia de game um tanto diferente do comum. Imagine um mundo gigantesco, tridimensional, recheado de recursos naturais e esperando para ser explorado. Este é o preceito básico de Minecraft. A grande sacada de Markus é que ele teve a idéia que a empresa de brinquedos montáveis LEGO não teve. Um jogo sem objetivo definido, onde se pode fazer praticamente qualquer coisa em um mundo formado apenas por blocos.

Mas e qual é o desafio em jogo onde tudo que se pode fazer é andar por aí e empilhar blocos tridimensionais? ZUMBIS! Quando a noite chega em Minecraft, você não está mais sozinho, os mortos se levantam e vão atrás do seu cérebro. O desafio é sobreviver. A partir do momento em que o jogador fica sabendo que há perigos à solta, deve começar a se empenhar em criar um abrigo seguro, garantir a seu estoque de alimentos e forjar armas e equipamentos. Tudo isso com os recursos que o mundo do jogo oferece. Madeira, minerais, água, animais... Tudo deve ser retirado do próprio mundo e transformado de acordo com a lógica de criação de objetos do jogo.
Minecraft oferece um infinitas possibilidades
 em um mundo personalizável

Os gráficos simples de Minecraft são compensados pela experiência de jogabilidade. O jogo já foi referido como naturalista, já que coloca o jogador em uma situação onde deve fazer tudo por si só, sobrevivendo com os recursos que conseguir obter. Mas e se o desafio ficar difícil de mais? Além de contar com a opção de dificuldade "peacefull" (pacífico), onde não há perigos à solta, jogador também pode acessar sites que ajudam a desvendar os mistérios do game, um exemplo de site bem completo sobre o assunto é o Minecraft Wiki.

O sucesso de Minecraft fez com que o jogo fosse adaptado para plataformas como o xBox e o Ipad. Além disso, o game incentivou alguns produtores a criarem seus próprios games no gênero sandbox*. Um exemplo de sucesso é Terraria, praticamente uma cópia da idéia de Minecraft, porém em ambiente 2D e mais focado no combate do que na construção.

Um diferencial destes jogos é a preocupação dos desenvolvedores com a satisfação dos gamers em relação à experiência de jogar. Minecraft e Terrária vieram juntos com uma enorme leva de “indie games”, jogos realizados por produtores independentes que não contam com grandes estúdios de criação. Diante de pouco recurso, os produtores apostam em uma relação de proximidade entre desenvolvedor e jogador, fazendo com que os jogos recebam atualizações constantes de acordo com a opinião de quem está jogando, tudo na tentativa de criar uma experiência mais satisfatória e divertida. Markus Persson, exclama “Vida longa ao ágil”, referindo-se à flexibilidade de seu game, que se modifica a cada vez que um jogador relata alguma falha relevante no software.

Criar ambientes cada vez mais interativos é a tendência entre os jogos eletrônicos. O sucesso de vendas Skirym, por exemplo, trouxe um mundo onde toda e qualquer ação do jogador pode modificar toda a trama. Games como Minecraft e Terraria oferecem uma nova experiência aos fãs de games e criatividade, explorar e interagir com um mundo de infinitas possibilidades.

* Nome dado ao gênero de games onde o mundo pode ser completamente modificado pelo jogador

Trailer oficial de Minecraft



Trailer oficial de Terraria




Nenhum comentário:

Postar um comentário