quinta-feira, 26 de julho de 2012

Semeando o futuro a partir da prática esportiva


Projeto realizado em Ijuí mostra-se uma maneira efetiva de ensino de voleibol no município 

Desde 2009 o projeto “Ijuí Pró-Vôlei – Semeando o Futuro” tem formado crianças e adolescentes junto ao contato com o esporte. O programa, que ensina vôlei para estudantes de 07 a 14 anos, visa formar atletas para a modalidade de voleibol, integrando-os com a comunidade.
Alex é ex-atleta da seleção brasileira de vôlei e idealizador do projeto
O ensino gratuito desta modalidade esportiva mostra-se uma alternativa eficaz para a complementação da educação de crianças e adolescentes. O Pró-vôlei é realizado em parceria com o Poder Executivo –Município de Ijuí e Unijuí, e vem obtendo bons resultados no ensino de voleibol.
            “O Pró-vôlei atinge crianças e adolescentes das três redes de ensino de Ijuí, e tem mais de mil alunos inscritos”, conta o idealizador e coordenador geral do Pró-vôlei, Alex Lenz Stragliotto. Ele é professor de educação física e ex-atleta da seleção brasileira, e voltou para sua terra natal buscando democratizar o ensino da modalidade entre os estudantes locais.
As crianças recebem aulas nos turnos inversos à escola
As atividades são realizadas no turno inverso ao programa curricular escolar em núcleos que abrangem grande parte do município e são acompanhadas por monitores/acadêmicos do curso de Educação Física que recebem capacitação e supervisão periódicas dos coordenadores pedagógicos responsáveis. As aulas acontecem em escolas municipais que beneficiam os alunos matriculados na respectiva instituição e em ginásios municipais cedidos pela prefeitura que recebem estudantes das três redes de ensino.
Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Márcia Michael, o Ijuí Pró-vôlei também é uma maneira de formar professores, pois ensina de acadêmicos do curso de Educação Física desta modalidade esportiva, ganhando experiência no ensino das modalidades”.
            Mais informações sobre os horários de aulas e locais de aprendizagem podem ser adquiridas na sede do projeto, no Ginásio Municipal Wilson Mânica ou pelo site http://www.provolei.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário