domingo, 1 de abril de 2012

Casais homossexuais e a adoção


Adoção de crianças por casais homossexuais é um assunto delicado, e muito discutido atualmente. Um assunto pelo qual o completo entendimento se torna difícil, pois surgem perguntas, dúvidas, suposições e desconfianças, e também não gera polêmica somente aqui no Brasil, pois nas sociedades estrangeiras este também é um tema controverso. 

 Embora haja todo esse impasse cercando o assunto, não se pode ignorar o direito à adoção, e nem os benefícios trazidos à sociedade em decorrência da formação de um novo lar aos adotados. É muito importante ficarmos também por dentro do que nos diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), diante desse caso. O ECA não proíbe a possibilidade de um casal homossexual adotar uma criança, isto porque o interesse do Estatuto é zelar pela dignidade da criança e do adolescente através de um lar, amor e carinho ao menor, sem questionar a orientação sexual dos adotantes. O ECA não põe como pré-requisito para adoção qualquer elemento referente à sexualidade do adotante. Limita-se, apenas a prescrever que "podem adotar os maiores de 21 anos, independentemente do estado civil", dando esta faculdade aos homens e mulheres em conjunto ou isoladamente. O interesse do Estatuto é que a adoção seja concedida quando apresentar reais vantagens para o adotando e fundar-se em motivos legítimos. Deverá ainda ser levado em conta os benefícios trazidos ao menor com a possível adoção, decidindo sempre, pelo seu bem-estar.
Em cima desse assunto também existem muitas duvidas e boatos surgindo e também sempre são levantadas perguntas como:
- A criança terá mais probabilidade de ter doenças mentais como a depressão?
- A criança será homossexual também?
- A criança sofrerá preconceito?
E é em respostas a essas perguntas que resolvemos escutar a opinião de leitores e saber o seu ponto de vista.

Gilmar Laurindo, publicitário - Eu acho um assunto bastante polêmico, difícil de responder. Mas levando em consideração que se pode fazer um casamento homossexual, é válido também que eles possam constituir uma família.

Thiarlon Silva, estudante - As crianças receberiam muita atenção e cuidado de seus pais, não importando o fato de serem homossexuais. Meus pais são heterossexuais, nessa lógica, eu teria que ser heterossexual também, não concorda? Embora ainda não haja nenhuma conclusão quanto as causas da homossexualidade, sabe-se que ela é um fator intrínseco, que nasce com o ser humano, e não algo extrínseco que se desenvolve por influências externas. Dada a sociedade discriminadora em que vivemos, existe sim uma possibilidade de a criança sofrer preconceito, mas porque não tentamos avaliar o lado positivo das coisas, relacionando o número de casais homossexuais que gostariam de adotar e o número de crianças esperando por uma adoção. Seriam oportunidades novas dadas a muita gente. Sempre é hora pra amar e ser amado.

Emerson Maass, comerciante – Eu sou contra, porque acredito que os próprios pais vão ter dificuldades em explicar a realidade para os filhos. E também penso que vão ser influenciadas, por conviverem e serem criadas de tal maneira.

Nailene Dreilich, estudante – Eu concordo! Acredito que casais homossexuais podem e devem sim adotar filhos. Tem muita criança precisando de carinho, atenção e um lar, e na sociedade em que vivemos acredito que as próprias crianças não terão o preconceito de serem adotadas por casais do mesmo sexo. A criança certamente terá que superar preconceitos, mas com o apoio da família tudo será amenizado e posteriormente superado e esclarecido. 

Um comentário: