quinta-feira, 5 de abril de 2012

Tecnologia a favor da natureza

Um novo projeto que agrega tecnologia e preocupação ambiental foi lançado recentemente. A Tree Bench (banco árvore em tradução literal) é um banco adaptado para conter uma árvore, gramas e elementos da natureza em seu interior. O designer sérvio Marko Vuckovic foi quem projetou o mobiliário que tem uma cavidade no centro na qual a árvore deve ser plantada, e que contém cinco fendas laterais que permitem a absorção da água da chuva e comportam o crescimento de suas raízes.
A engenheira civil Lara Welter, que pesquisou elementos da cidade de Santo Ângelo para fazer seu trabalho de conclusão de curso sobre mobiliário urbano, afirmou que o banco é uma ideia sensacional, uma vez que um dos maiores problemas encontrados nas cidades são as raízes nas calçadas, que acabam  quebrando-as e dificultando a caminhada dos pedestres e transeuntes.
Segundo a engenheira, em muitos casos os cidadãos (donos das casas) preferem arrancar árvores e plantas e deixar só a calçada. Com esse projeto, a árvore ganha uma nova utilidade e conseguindo assim absorver a água da chuva e a finalidade de preservação ambiental agregado a um mobiliário urbano organizado se faz concluído.
Marko Vuckovic afirma que a invenção é perfeita para relaxar e para pessoas que amam meditar, porque elas sentem-se parte da natureza. Conforme informações contidas no site oficial de Vuckovic, o banco é de fácil fabricação e pode ser instalado em qualquer superfície como ruas, calçadas, prédios e até mesmo em praias e locais arenosos. Mais informações sobre esse projeto podem ser visualizados no site oficial do designer: http://markovuckovic.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário