segunda-feira, 16 de abril de 2012

Trânsito: o caos ainda está por vir


Questões relacionadas ao trânsito sempre merecem atenção quantos as discussões, sejam elas favoráveis ou contra. Nesse espaço quero chamar atenção de todos para os eventos que irão acontecer na próxima terça-feira, dia 17 de abril, a partir das 8 horas da manhã, no salão de Atos da Unijuí, que é o 5º Seminário Municipal de Trânsito, o 2º Seminário Regional de Prevenção de Acidentes e o 28º Encontro do Movimento Gaúcho pelo Trânsito Seguro (MGTS).

E é por esse motivo que vou comentar quanto ao trânsito na cidade de Ijuí. Fala-se muito que Ijuí é referência estadual e até em nível nacional, que aqui se respeita muito as leis do trânsito. Para os pedestres, tudo indica que sim. Mas, para quem conduz o veículo, ainda existem muitas questões que devem ser esclarecidas, ou analisadas.
Muitos motoristas até respeitam as sinalizações. Mas a grande maioria ainda deve ser orientada e procurar respeitar o espaço que é divido com o outro. É constatado seguidamente em espaços destinados para idosos e aos deficientes físicos, que muitos aproveitam da situação que - é o local vago, para ocupar o espaço para estes cidadãos. É falta de respeito. E além do mais, falta bom senso.
As vagas destinadas estão decretadas em lei. O direito é deles. Fica a pergunta. Talvez isso ocorra devido ao corre-corre do dia-a-dia? Para se ter uma ideia, de 2011 para cá, é percebido o grande volume de veículos que trafegam pelas ruas de Ijuí. Nota-se que as ruas centrais ficam congestionadas em dias que antecedem a feriados e também nos finais de semana.
A tendência é que esse número venha a aumentar nos próximos cinco, dez anos, nem isso. Segundo informações obtidas junto a Coordenadoria de Trânsito (CT) de Ijuí, já estão circulando pelas vias públicas, mais de 44 mil veículos.
Por outro lado, vale ressaltar que a CT também adquiriu um novo parquímetro. O novo equipamento possibilitará a ampliação do estacionamento rotativo, com 30 vagas, que será instalado na Rua José Bonifácio.
É nesse ponto que quero chegar. É importante que a CT trabalhe no sentido de criar novas possibilidades de estacionamento. Também é necessário ser mais rigoroso quanto à fiscalização no trânsito. Sabe-se que a CT conta com pouquíssimos agentes. O alerta é que as equipes de agentes sejam aumentadas e que atuem mais descentralizadas.
Em horários de grande “pico”, são flagrados inúmeros congestionamentos. Congestionamentos em rótulas e semáforos são frequentes em horários como: ao meio dia e aos fins de tarde. Qual é a solução para isso? Há de se pensar não só hoje, mas sim, amanhã. Os nossos filhos vão crescer e com eles o stress do trânsito. Isto que a cidade é de médio porte.
Motoristas: esta é a hora. Participem dos eventos. As temáticas serão: mobilidade urbana, meios de transporte alternativos, transporte de carga, sinalização e prevenção de acidentes na construção civil, sinalização de obras, educação para o trânsito e a participação da indústria, do comércio e dos prestadores de serviço na organização da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário