quinta-feira, 19 de abril de 2012

O Retorno da Magalomania

Em 2012, um dos maiores naufrágios da história completa 100 anos. Em homenagem ao naufrágio do Titanic, duas novas minisséries estrearão na televisão (Titanic, produção do canal britânico iTV em quatro partes, e Titanic: Blood and Steel, produção italiana, em 12 partes) e o retorno da segunda maior bilheteria do cinema mundial: Titanic, de James Cameron, voltou agora, no dia 13 de abril,  em 3D.


No dia 10 de abril de 1912, zarpava da Inglaterra em direção aos EUA, o maior transatlântico do mundo até então, o Titanic, que viria a afundar, após colidir com um iceberg, quatro dias depois, tendo sua história contada em inúmeras produções cinematográficas, sendo as mais famosas uma produção alemã de 1943 (Titanic), uma americana, datada de 1953 (Titanic), e uma produção inglesa, Somente Deus Por Testemunha (A Night To Remember), de 1958, além de telefilmes e minisséries.

Mas foi apenas em 1997 que o mundo realmente se emocionou de maneira nunca antes vista, com a produção megalomaníaca do diretor James Cameron, Titanic, estrelada por Kate Wislet como a passageira de primeira classe e inconformada com seu casamento arranjado Rose DeWitt Bukater e um jovem Leonardo DiCaprio, no papel do pobre aventureiro Jack Dawson. Arrecadou, somente nos cinemas, o valor de US$ 1,8 bilhão, tendo sido o primeiro filme a arrecadar mais de 1 bilhão de dólares, ficando atrás apenas de Avatar, a mais recente produção de James Cameron (arrecadou, somente nos cinemas, a soma de US$ 2,7 bilhões).


Para o relançamento em 3D foram necessários 14 meses de restauração no formato, enquanto o tempo normal é de, aproximadamente, 18 meses. Isso apenas mostra a força e talento de seu diretor, que sempre procura elevar o nível do cinema (e, em contrapartida, da TV) como um todo com suas produções (O Exterminador do Futuro 1 e 2, Aliens, O Segredo do Abismo, Titanic e Avatar, focando apenas em suas produções mais famosas). Em seu lançamento original, o filme recebeu 14 indicações ao Oscar, se igualando ao filme A Malvada (All About Eve, 1951), tendo recebido 11 estatuetas, mesmo número que Bem-Hur (1960) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (The Lord Of The Rings: The Return Of The King, 2003). Espera-se que seu retorno comercial seja igualmente avassalador nesse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário