domingo, 29 de abril de 2012

A vida em trova e versos

O processo de composição de trovas e a importância desse gênero para a valorização da cultura gaúcha



Desde criança, o cantor e compositor Evoli Neves da Silva, despertava para o dom musical. Escutava as músicas através da rádio e imediatamente tentava reproduzir as canções. A vida o levou para outros caminhos, mas as raízes de um dom trovador ficaram perenes em sua história. Atualmente, Evoli trabalha com a política, mas sempre procura fissuras em seu contexto de trabalho para inserir uns versos e transformar a vida em uma grande poesia.  Referidos como pajeadas, nos bastidores dessa matéria, o artista criou alguns versos e declamou outros, demonstrando que "Quem sabe, realmente, faz ao vivo."


 


Cantor e compositor, Evoli é também o prefeito da cidade de Inhacorá-RS

Na largada inicial de seu potencial dentro do segmento artístico, ele lançou um livro, Obra de um Trovador, de 1993. Posteriormente, lançou 1 disco e 2 CDs individuais, e recentemente participou da gravação de um DVD em conjunto com outros cantores da cultura de bombacha, como Adelair Oliveira. Por volta dos anos 80, participou de um programa televisivo, “Gaúcho Grande do Sul”, apresentado por Hélio Costa da TV Cruz Alta. Dentre seus admiradores, ele cita alguns nomes da música gaúcha, como Gildo de Freitas, Pedro Ribeiro, Valdomiro Mila, Peixotinho e Francisco Vargas.


Ao ouvir as letras do cantor, identifica-se uma tendência social que transmitem não só beleza e prazer através da harmonia das cifras, mas também um sentido, uma intenção de retratar e transformar uma realidade. No estilo musical que é a trova gaúcha isso é bem típico. Nas músicas do cantor Evoli, a totalidade das composições constitui uma interpretação de fatos verídicos. Temas como natureza, valores, cidadania, velhice, justiça, infância, tradição e personalidades são cantados e harmonizados ao som da gaita. Segundo ele, os versos surgem de uma forma instantânea, em momentos inesperados. Em um segundo momento, os versos viram música ao sistematizar no papel a ideia inicial e demais informações coletadas a respeito do assunto. Para ele, “Além de rima, as letras precisam ter técnica e conhecimento.”


E para vocês conhecerem um pouco mais do trabalho desse cantor, ele se dispôs a criar uma trova em homenagem aos alunos que participam da disciplina de Jornalismo Digital na Unijuí, e ao professor Felipe Dornelles. Com vocês: Evoli Neves da Silva e seu fiel companheiro de gaita Sérgio Lundin.







Contudo, apesar do talento o cantor e compositor não canta por profissão, mas por considerar a música uma terapia para quem canta e para quem ouve. Para sintetizar a sua opinião sobre a importância da música para nossa sociedade já tão cheia de turbulências, o cantor declama “A música é um oxigênio na vida das pessoas.”



Outra paixão: Evoli faz do chimarrão o seu fiel companheiro de trabalho.



A importância de valorizar a cultura local é um fator essencial para o desenvolvimento de uma comunidade. “Quem esquece as suas origens, esquece a sua própria existência”, ensina o trovador. Mesmo que exista um público mais restrito ao gênero e não tão amplo como outros gêneros musicais como o sertanejo universitário ou o rock, o incentivo à prática dos métodos gaúchos é fundamental para a preservação da história de um povo. Através da trova, construímos um Rio Grande eternizado pela mais alegre das poesias.  









Nenhum comentário:

Postar um comentário