domingo, 29 de abril de 2012

O2 Eco Esporte agregando prática esportiva e preocupação socioambiental

Interagir com a natureza enquanto pratica esportes e se diverte com uma turma de amigos, integrar consciência ambiental e ética ambiental relacionado diretamente com a prática esportiva. Essas são as propostas e o diferencial da O2 Eco esporte, empresa localizada em Entre-Ijuís, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Com uma área de 2,5 hectares e estrutura montada para a realização das atividades de aventura na natureza, realiza periodicamente ações que são prestigiadas por adultos e crianças.


Uberti Jesus Ocampos Messina, Responsável Administrativo pela empresa concedeu entrevista ao JDU falando sobre o início do projeto, quais os objetivos da O2 Eco Esporte e as atividades oferecidas.

1. Como surgiu a ideia de agregar à prática esportiva o contato direto com a natureza bem como a sensibilização ambiental?
            A idéia da criação da empresa surgiu após experiência de 5 anos no Tocantins, e contato com uma ONG (Instituto Ecológico) que tinha uma preocupação com os aspectos associados à sustentabilidade, tanto no ponto de vista econômico, social e especialmente ambiental. Buscando atender as demandas sociais impostas pelo excesso de consumo e da vida tecnológica, surge o trabalho da O2 Eco Esporte em janeiro de 2008. Nesta seara do Homo consumens e tecnologicus, acreditamos que uma das possibilidades de aproximar o homem da natureza, bem como promover o desenvolvimento humano e a educação ambiental seria o desenvolvimento de práticas lúdicas no ambiente natural.

2. Há ações, dentro do sítio, exclusivas de conscientização ambiental e promoção da sustentabilidade. Fale sobre este trabalho.
            Desde seu início a O2 Eco Esporte esteve preocupada com a conscientização ambiental e formação educativa de seus visitantes. Neste caminho começou desde seu projeto, onde desenvolvemos várias ações de responsabilidade sócio-ambiental:
· Espaços de uso e convívio foram construídos com materiais de demolição;
·   Recrutamento, seleção e capacitação de acadêmicos e profissionais para exercerem seu trabalho conosco de forma de cooperativada;
·   Seleção e reaproveitamento de lixo;
·   Parceria com a cooperativa de reciclagem de lixo;
·  Atendimento de projetos sociais voltados a socialização de menores, como processo de compromisso social da empresa;
· Cursos a professores da rede pública de ensino na área dos esportes de aventura de forma gratuita em parceria com as coordenadorias de ensino;
·  Minimização do impacto ambiental no espaço utilizado pelos visitantes;
Estas são algumas das ações desenvolvidas O2 Eco Esporte ao longo destes 4 anos de trabalho.

            3. Como vocês se veem em relação ao estímulo que proporcionam para uma vida mais saudável que ao mesmo tempo faz bem ao corpo e ao meio ambiente?

            Devemos entender que a busca do lazer educativo, do desenvolvimento humano e da ressignificação de conceitos, procedimentos e atitudes estão associados ao bem-estar integral do sujeito. Precisamos resgatar o Homo naturalis, incorporar hábitos alimentares saudáveis, prática de atividade física regular, relações sociais harmoniosas, atitudes positivas e outros. Neste sentido, a aproximação entre as pessoas junto ao meio natural se torna uma alternativa extremamente saudável.

Mais informações sobre o local, agendamento de visitas e práticas esportivas no site: http://o2ecoesporte.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário