quinta-feira, 17 de maio de 2012

Prática de canoagem e Stand Up Padle cresce em Ijuí

A canoagem, que viveu uma época de esquecimento no município, volta a ser praticada novamente nos rios de Ijuí. A modalidade que já teve atletas da região se destacando em competições estaduais e nacionais, está ganhando força novamente. Ela vem impulsionada por uma nova modalidade de remadas que é o Stand up Padle, ou Sup, esporte onde a pessoa fica em pé numa prancha de surf com maiores proporções e utiliza um remo para gerar força e se deslocar na água.


Rogério pratica Sup no litoral gaúcho

O Sup, que já é febre no litoral brasileiro, vem ganhando espaço em lagos e rios páis a fora e Ijuí já tem alguns praticantes assíduos em Ijuí. Estes, juntamente com os praticantes de canoagem estão explorando os potenciais dos rios e lagos do município e região. “Em Ijuí temos um grupo de cerca de 40 adeptos da canoagem, já o Stand Up Padle ainda está começando, temos somente 7 participantes”, comenta Rogério Dürks, educador físico e praticante das modalidades.

O Stand Up Padle e a canoagem, se tomados todos os cuidados necessários, proporcionam vários benefícios para a saúde, tanto físicos - melhora da condição aeróbia, equilíbrio, coordenação, resistência muscular de braços, tronco e pernas - como psicológicos, que fazem bem para a mente – controle do estresse e depressão - além de se estar praticando uma atividade física em meio à natureza, o que torna o esporte mais prazeroso ainda.

E para quem acha que não é capaz de ficar em pé em cima de uma prancha, ou sentar-se em um caiaque e sair remando, engana-se, pois segundo Dürks, com um pouco de persistência e acompanhamento de alguém que domine a modalidade facilmente sairá remando já no primeiro contato com o esporte, independente de sexo, idade e condicionamento físico.

Neste vídeo você tem as noções básicas da prática do stand up padle.




Para quem busca informações sobre estas e outras modalidades de novos esportes, pode acessar o site do G7 Eventos Esportivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário