quinta-feira, 10 de maio de 2012

Seminário Internacional de Alfabetização debate propostas inclusivas para o magistério




O Seminário Internacional de Alfabetização, que vive neste ano sua 8º edição, trouxe o tema “Alfabetização na contemporaneidade”. O seminário traz a preocupação com os novos perfis de estudantes e professores que se tem hoje, e busca refletir as questões da alfabetização, com vistas à construção de espaço de pesquisa, de debate de experiências e desenvolvimento de propostas de alfabetização inclusivas, num movimento articulado entre universidades e sistemas de ensino e outros espaços educativos.
A programação trazida, foi voltada principalmente a docentes universitários, acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduandos, profissionais da educação básica, EJA e movimentos sociais, estudantes do Curso Normal Médio e público em geral. Além do Seminário, cuja programação contempla várias conferências, são  desenvolvidos também outros eventos como o XIV Ciclo de Estudos da Pedagogia e o Evento Científico. Este último sendo voltado a potencializar experiências reflexivas de práticas pedagógicas e de pesquisas na área da educação, de professores e pesquisadores.
A abertura oficial do Seminário ocorreu nesta quinta-feira, 10, às 13h30, no Salão de Atos do Campus Ijuí, com o tema “Infância, cultura e participação na vida escolar”, a cargo da Dra. Catarina Almeida Tomás, da Escola Superior de Educação de Lisboa/Portugal. Como mediadora atuou a professora Dra. Cristiana Callai de Souza, da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). À noite, a professora Dra. Cristiana Callai foi conferencista sobre o tema “Os desafios de aprender com as crianças no cotidiano escolar”. O evento ocorre até este sábado, 12, no Salão de Atos do Campus em Ijuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário