domingo, 17 de junho de 2012

O ano da literatura americana nas telas


2012 presenteia os amantes da literatura e do cinema com 3 lançamentos baseados em obras clássicas da literatura americana. A tônica é a desconstrução do mito do sonho americano no decorrer do século XX

O livro é melhor que o filme. Eis um comentário que nunca desaparecerá das mesas de bar quando o assunto é adaptação de obras literárias para o cinema. Essa discussão está no gosto de quem aprecia cinema e literatura. O ano de 2012 será um prato cheio para os adeptos destas artes, são 3 grandes obras da literatura americana adaptadas para as telas.

Um jornalista bêbado em Porto Rico: O primeiro lançamento estreou no Brasil em abril. “Rum’s Diary”, adequadamente traduzido para “Diários de um jornalista bêbado” é a versão fílmica da primeira obra* de Hunter S. Thompson, ícone da geração beat e pai do jornalismo gonzo. O filme narra a experiência jornalística de Paul Kemp, alter-ego de Thompson, em Porto Rico. Entre  garrafas de rum, ressacas e insolações, Kemp se vê em um dilema profissional. O filme vale pela presença sempre notável de Johnny Depp. Amigo e imitador de Hunter Thompson, Depp encarna o gonzo pela segunda vez, mostrando as origens do que viria ser o jornalismo louco e psicotrópico de Thompson apresentado em “Medo e delírio em Las Vegas” (1998).

Uma cruzada marginal pela américa: O gênero não se modifica muito no lançamento que chega ao Brasil na metade do ano. On The Road, obra máxima de Jack Kerouac e bíblia da geração beat traz para as telas a loucura existencial de Sal Paradise e Dean Moriarty em sua cruzada marginal pela América do Norte. O filme já gerou polêmica antes. Os direitos de filmagem de On The Road foram inicialmente adquiridos por Francis Ford Coppola em 1978, que chegou a oferecê-los a ninguém menos do que Jean Luc-Goddard e Gus Van Sant, porém, nenhum dos diretores aceitou o desafio que a obra propunha. Eis que surge Walter Salles, diretor brasileiro que já é experimentado em Road Movies. “Central do Brasil” e “Diários de Motocicleta” serviram de escola para que o diretor chegasse a este título, que é provavelmente uma das obras mais cultuadas do gênero.


Leonardo DiCaprio será o magnata
Gatsby do romance de Scott Fitzgerald

Um magnata, luxo, festas e algo de podre na América: Por fim, o filme que fecha o trio de adaptações da literatura americana para o cinema em 2012. “O Grande Gatsby chega em  dezembro nas salas americanas e em fevereiro de 2013 no Brasil. Baz Luhrmann, de “Moulin Rouge” adapta o romance clássico de F. Scott Fitzgerald. A história é um retrato e crítica do sonho americano na década de 1920. Gatsby, interpretado por Leonardo DiCaprio é um magnata misterioso que promove semanalmente em sua casa, festas que reúnem centenas de pessoas que pouco sabem sobre a origem deste homem e sua riqueza. A história é contada por Nick Carraway, um jovem comerciante que ao comprar uma casa ao lado da mansão de Gatsby se aproxima do milionário e passa a saber, como poucos, de que é feita a prosperidade estratosférica que paira sobre a América no início do século XX.

Para quem não vai aguentar a espera, aqui vão os trailers dos filmes que ainda não sairam no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário