sábado, 23 de junho de 2012

Os escolhidos: fique por dentro do ENADE


Entenda porque o seu desempenho é tão importante para você quanto para a sua faculdade

Que 'bicho' é esse? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE é uma avaliação anual feita pelo MEC para verificar a qualidade do Ensino Superior no Brasil através do conhecimento dos alunos que estão concluindo o seu curso superior. É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Dessa maneira, os alunos inscritos pela Instituição de Ensino Superior - IES são obrigados a participarem do ENADE e deverão comparecer e realizar obrigatoriamente o Exame, como condição indispensável para sua colação de grau e emissão do seu diploma.
enade2
Quem deve fazer? Os selecionados para fazerem a prova são todos os alunos do primeiro ano dos cursos citados como ingressantes e como concluintes, todos os alunos que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2013 e também aqueles que tenham concluído mais de 80% do curso até o término do período de inscrições. Trancamento de matrícula, abandono do curso, aproveitamento de disciplinas ou revisão de nota/conceito não desabilita à participação no ENADE.

Não são todos os alunos inscritos que realizarão o exame. Estão dispensados pelo INEP os alunos ingressantes, os alunos que colarem grau até o dia 32 de agosto de 2012 e os que estiverem cursando atividades curriculares fora do Brasil na data da prova (em instituições conveniadas com a respectiva Universidade).

Os cursos da UNIJUÍ que serão avaliados pelo ENADE 2012
A UNIJUÍ é uma das instituições que pariciparão do ENADE 2012. Confira os cursos que serão avaliados pelo MEC nesta edição do Exame:
 
Campus Ijuí
Administração (Presencial e EaD), Ciências Contábeis, Economia, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia e os cursos de Tecnologia: em Gestão Comercial- EaD, em Marketing - EaD e em Processos Gerenciais – EaD
Campus Santa Rosa
Administração, Direito, Economia e Psicologia
Campus Três Passos
Administração e Direito
Campus Panambi
Administração

Outras informações podem ser obtidas nas Secretarias de Curso e com os Coordenadores dos Cursos de Graduação da UNIJUÍ, das áreas avaliadas nesta edição do ENADE.

Quando? A prova do ENADE 2012 será realizada no dia 18 de novembro de 2012, às 13 horas.

Onde? O aluno realizará a prova no município de funcionamento de seu curso, em escolas dos municípios. Assim, os alunos do Campus Ijuí, farão a prova em Ijuí os alunos do Campus Santa Rosa farão a prova em Santa Rosa, e assim respectivamente.

Se você está habilitado ao ENADE 2012, prepare-se! O site oficial disponibiliza provas e gabaritos antigos: www.enade.estacio.br/simulados.asp
Cada curso é avaliado pelo resultado da prova, ter um diploma de um curso bem conceituado significa maior aceitação no mercado de trabalho e consequentemente mais oportunidades de construir uma carreira de sucesso!
blog1
Duas alunas que passaram pela prova relatam como foi a experiência:
Natylla Mota, formada em turismo pelo IFET-CE, em 2010, não considerou a prova como uma experiência positiva: “Lembro que fiz a prova do outro lado da cidade e que tinha umas questões nada a ver com Turismo. Até hoje não sei minha nota e para piorar o diploma só sai depois da nota. Demorou muito e já não estava morando mais em Fortaleza... até hoje não peguei o canudo”.

Já Pricila Aita, formada em jornalismo pela UFSM, fez a prova há 2 anos e comenta: “Foi uma prova bem extensa e cansativa, mas deu pra responder bem tranquila. Nos reunimos em um final de semana para relembrar alguns pontos importantes, não me dediquei exclusivamente e não estudei além disso. Não sei o que acontece com a nota, não vem no histórico da faculdade. Mas eu fui bem na prova, tive aproveitamento de uns 90% e qualificamos o curso em Frederico Westphalen com nota máxima, 5. A prova foi muito importante pra nós, pois o campus de Frederico Westphalen estava formando a primeira turma, passando por todo um processo de implantação e havia boatos de que não daria certo, que a qualidade não seria a mesma do curso lá da sede em Santa Maria”.

*adicionar comentário*


Nenhum comentário:

Postar um comentário