quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sob o estandarte do Escotismo

Escoteiros Caetés de São Luiz Gonzaga
Movimento criado por Lorde Baden Powell, na Inglaterra, há 105 anos atrás, o escotismo é um prática, uma forma de ver e entender o mundo que inspira confiança, irmandade, compromisso, perseverança, entre outros valores, que servem para a vida de jovens e adultos de todas as idades.


Integrante do grupo “Escoteiros Caetés”, de São Luiz Gonzaga, desde 2000, o estudante de Design da Unijuí Junior Castro Bieger, 22 anos, ingressou no grupo por influência do seu pai, que já havia sido chefe do mesmo grupo em 1982. O grupo são-luizense foi fundado pelo professor são-borjense Inocêncio Pedroso, no dia 25 de abril de 1937, completando neste ano 75 anos, sendo um dos mais antigos do RS.

Junior ingressou no grupo de escoteiros por
influência do seu pai
Atividades
Os Caetés exercem suas atividades de escoteiros nos sábados “Das 14h às 17h, temos atividades em nossa sede, no Parque Centenário. Em nossa programação anual realizamos diversas atividades, como excursões, acampamentos, jornadas (neste ano vamos subir uma montanha), bivaques (um dia fora sem pernoite), acampamentos de grupos, olimpíadas, entre outros”, ressalta Junior, que é Escotista, ou seja, chefe da Tropa Escoteira, do Ramo de 11 a 15 anos.


“Nossa Tropa se chama Guerreiros de Sepé. Ela é composta de 34 escoteiros, meninos e meninas, divididos em patrulhas, que têm decisões autônomas. Como chefe eu atuo programando as atividades semanais e anuais da tropa, com auxilio dos outros chefes.”


Benefícios
O movimento escoteiro possui uma promessa e uma lei com dez artigos a serem seguidos, onde se molda o caráter dos jovens, busca-se fazer deles boas pessoas e possíveis líderes éticos para a sociedade, como ressalta Junior: “Segundo nossa promessa, devemos cumprir nossos deveres para com o ser superior (Por que o escotismo é ecumênico), com a pátria e com o próximo. Os maiores cuidam dos menores, em uma irmandade, onde o importante é fazer o melhor possível, estar sempre alerta para servir e ser digno de confiança”.

Um comentário:

  1. Ficou muito legal, para saber mais acessem nosso blog http://gecaetes.blogspot.com.br/

    SEMPRE ALERTA!

    ResponderExcluir