sexta-feira, 1 de junho de 2012

A Tec-E-Inova vista a partir da tecnologia aplicada ao conhecimento

Inovação e tecnologia, esses dois conceitos integrados são o mote da Tec-E-Inova, evento anual que encerrou na noite desta quinta-feira, na UNIJUÍ. Tendo como parceiros os cursos de graduação da universidade, bem como empresas privadas que agregam seus conceitos à feira, o evento conquistou grande público, tanto de estudantes quanto da comunidade em geral.

            Entre os temas abordados durante o evento, o destaque quando o assunto era tecnologia foi o estande de Engenharia Elétrica. Os alunos do curso projetaram objetos e jogos que encantaram e chamaram a atenção do público jovem que visitou a feira. Maurício, laboratorista que instruiu os visitantes e deu explicações a respeito do projeto, afirma que há uma integração de cursos para que os projetos se concretizem.
           
            Um dos trabalho à mostra é um robô móvel autônomo que é uma espécie de carro que se locomove sem qualquer auxílio humano. O pequeno objeto segue uma trilha pintada em um tabuado e, segundo explicações do laboratorista, sua principal função é a aquisição de valores de temperatura e luminosidade e daí o que o locomove.
           
Um jogo interativo também esteve exposto  e atrai grande atenção dos alunos que visitam a feira. O “brinquedo” instalado em conjunto com um computador é um projeto feito em parceria entre os cursos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. O software que é usado para o jogo ser interativo foi pensado e desenvolvido pelo curso de Ciência da Computação, enquanto a parte física e de ligações elétricas e iluminações for projetada pelos alunos de engenharia.

Enfim, os alunos de engenharia, expondo seus trabalhos e projetos que agregam inovação e tecnologia, sem dúvida, atraíram grande público que se interessam e acabam por se intrigar com os métodos utilizados em suas formatações. É uma forma de convite à comunidade que apreciam a universidade como um campo de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário