sexta-feira, 20 de julho de 2012

A onda dos Adwares


A internet é uma porta para o mundo. Nela, pode-se encontrar de tudo, conversar com pessoas do outro lado do planeta ou conhecer qualquer lugar. Através dela é possível trabalhar, estudar ou se divertir. As possibilidades são infinitas. Podemos encontrar aquele filme que queríamos ver, aquelas músicas que gostamos ou o programa que precisamos. Por tudo isso ela se tornou um campo vasto para propagação de publicidade, programas maliciosas e afins.

         Nesse grupo de coisas nem tão boas da internet, a bola da vez são os adwares, principalmente pelo fato de estarem invadindo o Facebook. Os adwares são programas disponibilizados gratuitamente para download, mas que são patrocinados por anunciantes. A grande diferença frente as plataformas freeware (software gratuito), é que esse exibe propagandas e anúncios sem a autorização do usuário. Ao instalar o programa desejado, é liberado um componente adicional, que se alimenta de publicidade, através da apresentação de anúncios pop-up ou baixando uma barra de ferramentas em seu navegador.

         Os adwares, que vem do inglês, ad = anuncio, software = programa, na maioria das vezes torna o computador mais lento, assim como sua conexão. Alguns modelos desse sistema coletam informações sobre o usuário para enviar aos anunciantes, assim como os spywares. Nesses casos, o objetivo é caracterizar  um alvo para veiculação de anúncios. Eles podem causar ainda problemas com sua página inicial ou mandá-lo para sites que não deseja, além de enviar Spans para toda sua lista de contatos de e-mail. Em grande parte das vezes, esses anúncios assumem a forma de pop-up.

         Mesmo não sendo uma tática tão recente, o uso de adwares não é muito conhecido. Muitas vezes o usuário nem mesmo sabe o que está comprometendo o desempenho de seu computador. A notoriedade recebida nos últimos meses se deve a invasão do Facebook. Isso acontece através de programas de terceiros ofertados nas redes sociais, como ver quem visualizou o seu perfil. Esses programas exigem que você baixe softwares ou instale aplicativos.

         A melhor forma de se proteger dos adwares é ter cuidado no uso da internet. Não entrar em sites desconhecidos ou baixar softwares duvidosos é um bom começo. A maior parte dos navegadores também tem a opção de desabilitar essas extensões. Existem ainda programas que varrem seu computador em buscas de ameaças e as eliminam. Dentre eles os principais são: Spybot - Search & Destroy, Ad-Aware 2008, Microsoft Windows Defender, AVG Anti-Spyware Free e Spyware Terminator.

         Se você não gosta de publicidade e não deseja ter problemas até mesmo com seu sistema operacional, é melhor ter cuidado. Considerados por alguns uma estratégia de marketing, os adwares estão cada vez mais presentes no mundo virtual.
            Veja lista com alguns programas que prometem oferecer a você coisas especiais no Facebook, mas que, na verdade, enchem seu Feed de Notícias e perfil com anúncios:

- Facetheme.com
- Pagerage.com
- Profilecraze.com
- Social-plus.com
- Facicons.com
- Facecoolsmileys.com
- Iminent.com
- Buzzdock.com
- Connectbar.net
- Elriel.com
- Dropdowndeals.com
- Pagemood.com
- Sweetim.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário