segunda-feira, 16 de julho de 2012

Origami – Arte Milenar


O que significa a palavra Origami? 


Origami (do japonês oru, “dobrar”, e kami, “papel”) é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.

Existem controvérsias sobre onde o origami foi inventado. Alguns estudiosos dizem ter sido na China, mas foi no Japão que essa arte se difundiu mais. Atualmente o Origami possui praticantes no mundo inteiro.

No principio, a arte era praticada apenas por adultos, pois o papel era caro naquela época. Com o passar do tempo, a arte do origami, passou a ser ensinada nas escolas japonesas. Hoje em dia, o origami faz parte da vida dos japoneses, desde crianças até idosos.

As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (cegonha) simboliza a paz, felicidade, boa sorte e saúde. Esta é uma arte milenar japonesa nascida há quase mil anos na Corte Imperial, onde era conhecido como um passa tempo divertido e interessante. Com os anos a técnica foi transmitida ao povo que o adotou com entusiasmo e se transformou em uma arte.

Origami Days e Dia Internacional do Origami - O Origami é tão importante para os japoneses que tem até dia especial para ele. Dia 11 de novembro é comemorado o Origami Days (Dia do Origami no Japão).

Existe uma razão para a escolha dessa data. Dia 11 de novembro foi a data que o “tsuru” foi oficialmente reconhecido como Símbolo da paz. E foi nessa data também que foi declarada o fim da Primeira Guerra Mundial que ocorreu no ano de 1918.

Em outros países, como EUA e Europa, a celebração vai dos dias 24 de outubro à 11 de novembro, onde as comunidades mundiais de origami se mobilizam e executam o maior número de ações possíveis, para divulgar a milenar arte de dobrar papel, suas utilizações e benefícios.





Nenhum comentário:

Postar um comentário