terça-feira, 3 de abril de 2012

As tecnologias na escola

Projeto de Educomunicação em escola municipal colabora para a construção da cultura fotográfica em Ijuí.
                    Educar para os meios ou aprender através deles? Resposta certa: as duas coisas. A ideia   da Educomunicação está cada vez mais presente no mercado e no contexto acadêmico. Ela consiste em unir as ferramentas da comunicação e aplicá-las com metodologias definidas no âmbito escolar. A disseminação desse conceito remete aos anos 70, mas foi no final da década de 90 que os projetos de Educomunicação passaram a ser implementados de forma expansiva. Isso se deve ao documento divulgado pelo MEC, a respeito do “Novo Ensino Médio”, regularizado em 1998.
A partir de então, o campo teórico abriu suas portas para a fusão dessas duas áreas distintas. Estudos e pesquisas começaram a ser desenvolvidas a respeito dos resultados de um novo método educativo para a melhoria da Educação. A construção da cidadania constitui um dos principais objetivos dessa inovadora forma de educar e pensar. 
Em Ijuí, a Escola M.E.F Deolinda Barufaldi é um exemplo de instituição escolar envolvida em projetos de Educomunicação. Oferece oficinas de música, dança e, dentre outras, uma oficina de Fotografia. Esta última foi o resultado de um convênio entre Prefeitura Municipal e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul para viabilizar um projeto de extensão desenvolvido pelo professor Paulo Ernesto Scortegagna, do curso de Artes da Unijuí. O projeto Câmara Escura: histórias e práticas fotográficas já está à três anos em execução e os resultados são motivadores para qualquer outra escola.


                Escola M.F Deolinda Barufaldi
As aulas são ministradas semanalmente junto com os alunos. O conteúdo é planejado como qualquer outra disciplina da vida escolar; as crianças aprendem sobre a história da fotografia, os conceitos fotográficos e a importância da cultura fotográfica para Ijuí e região. A partir de materiais fornecidos pela escola, os alunos batem muitas fotos e produzem vários materiais interessantes que são reunidos e apresentados à comunidade em um evento chamado “Quarta-feira Fotográfica”. Além disso, os alunos participam do desfile cívico do munícipio.
Alunos desfilam com faixa  da oficina de fotografia.


Alunos desfilam com máquina fotográfica gigante.

 
Neste ano, o projeto atenderá três turmas, entre elas uma turma especial, denominada Águia, formada por alunos que possuem déficit de atenção e que estão defasados em relação a sua idade e a sua série. O mesmo projeto está inspirando a escola a aderir a mais uma ideia em Educomunicação, o cinema na escola, pelo programa Mais Educação.

                                             
Créditos: pcamaraescura.blogspot.com

Um comentário: