segunda-feira, 9 de abril de 2012

Como aprender outra língua sozinho (e de graça!)

Não é preciso nem citar os pontos positivos de dominar outro idioma, falar outra língua passou de diferencial para indispensável! Além de incrementar o seu currículo, também deixa de ser um obstáculo na hora de procurar o tão sonhado intercâmbio.
1aaa
Quer aprender outra língua, mas não tem grana (ou tempo) para frequentar um cursinho? Geralmente as aulas são caras demais, ou chatas, ou você precisa de uma agenda flexível para encaixar os horários. Tarefa difícil para quem trabalha e estuda, como a maioria dos estudantes hoje em dia. Que tal montar uma agenda de estudos conforme o seu tempo livre, mesmo que sejam só 10 minutinhos, aproveite cada minuto para se aperfeiçoar na língua desejada e deixar o "embromation" para trás!

Essas dicas são para inglês, mas podem ser aproveitadas no aprendizado de qualquer outro idioma.

Nível iniciante - verb to be pra quê?
·      Escute músicas em inglês. Preste atenção na letra, tente cantar junto. Isso ajuda muito a aumentar o seu vocabulário e a esquematizar frases prontas. Aproveite para aprender escutando aquela música que você adora!
·       O youtube também pode ser um grande aliado nessas horas, pesquise vídeos que ensinem o idioma ou músicas e filmes com legendas. Ou então, precisa falar uma palavra em outra língua para uma apresentação e não tem nem ideia de como se pronuncia? Pesquise a palavra no youtube, existem até canais especializados em pronunciar “palavras difíceis”.
·      Vídeos são interessantes por criarem na nossa cabeça uma associação automática da imagem à palavra.



Nível intermediário - você usa tranquilamente will, would, ed, do?
·       Então só precisa incrementar o seu vocabulário e aprender algumas regrinhas básicas. Verbos, adjetivos, diferenças básicas entre as palavras.
·        Assista filmes com áudio em inglês e legenda em português
·        Baixe áudios em MP3, você pode escutar no celular, no tablet, no notebook... Escute e pronuncie diversas vezes. O site English Speak disponibiliza gratuitamente.
english speak
·        Descreva e leia as frases estudadas, tente montar diálogos com aquelas frases das músicas, tente usá-las em diálogos
·        Videoclipes legendados (sem tradução!)
 
Para te encorajar e mostrar que você não é o único nessa caminhada:

Nível avançado: Você sabe o que é phrasal verbs?
·        Está na hora de incrementar ainda mais o seu vocabulário
·        Tome vergonha na cara e pare de colocar legendas em português nos filmes, opte sempre pelo áudio e legenda em inglês!
     Treine conversação em chats internacionais (Sites: Paltalk e Busuu). Você faz um cadastrinho rápido, escolhe o país de origem e o país no qual quer fazer uma busca de usuários. Peça MSN e Skype para conversar. Não entendeu o que a pessoa quis dizer? Não é nenhum crime usar tradutores, mas não vire escravo do aplicativo.busuu
·        Baixe áudio livros em inglês (o tio Google é outro aliado nessa busca)
 
Vale lembrar:
·        Estude vocabulário apenas para vestibulares e concursos. Afinal, como você aprendeu português? Ouvindo e tentando imitar, imagino...
·        Seja rígido com você mesmo, não relaxe, se dedique muuuito e não pare nunca de se aperfeiçoar!

Fontes:
Essas dicas são baseadas na minha experiência pessoal e na de amigos: o italiano Robertino (facebook) ficou fluente em Português, com menos de um ano de treino, usando apenas as “artimanhas” citadas acima, o professor de inglês Diovan Maboni, também “se virou” na Nova Zelândia no primeiro mês com inglês, autodidata.

Sites úteis:
E você, tem alguma dica para compartilhar com os leitores?

Um comentário:

  1. Muito legal a iniciativa do blog de apresentar formas alternativas de aprender inglês. Curti muito o post ;)

    ResponderExcluir