quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cinema 3D: Quando vale a pena?


O cinema 3D veio como a promessa de uma nova era na indústria do entretenimento. Porém, parte do público tem se decepcionado com algumas experiências. Entenda o que é necessário saber para aproveitar ao máximo essa nova forma de curtir a sétima arte

O cinema se viu entrando em crise. A TV de alta definição está dentro das casas, players de Blu-Ray estão cada vez mais acessíveis, e a pirataria está mais acelerada do que nunca. O resultado disso foram salas de cinema cada vez mais vazias. A contrapartida da indústria cinematográfica foi o que eles próprios chamaram de “uma nova era” do cinema, o 3D mudaria para sempre a forma de apreciar a sétima arte. Será mesmo?

O diretor James Cameron é um dos maiores entusiastas da tecnologia, seu filme Avatar foi o filme símbolo desta nova sensação mundial. Mas o próprio Cameron tem suas críticas em relação a como a indústria está lidando com este recurso. O que ocorre é que nem todos os filmes que são exibidos nas salas de cinema 3D foram filmados a partir da técnica própria do 3D, mas sim convertidos, o que proporciona um resultado apenas razoável na experiência cinematográfica.

O site Hypescience.com divulgou uma pesquisa que revela a insatisfação de mais de 50% das pessoas após assistir a um filme em 3D, várias pessoas disseram “não chega aos pés de Avatar”. E a crítica de Cameron é justamente sobre as adaptações, segundo o diretor “a conversão de projetos de 2D para 3D, sem nenhum planejamento, está matando a qualidade da nova tecnologia e pode significar, em longo prazo, um tiro no pé da indústria.”

Alguns casos podem ser citados no que diz respeito à insatisfação do público, o filme Fúria de Titãs, e até mesmo o badalado Avengers, exibido em um cinema de nossa região, são exemplos de conversões para 3D que acabaram decepcionando quem foi assitir. As animações são provavelmente as conversões que mais dão certo, neste tipo específico de filme é possível criar a sensação de profundidade no 3D com perfeição.

Para o público interessado em cinema é bom estar por dentro das informações sobre as filmagens , já que a diferença de preço entre uma sessão em 3D e uma convencional é  considerável. Além disso, em muitos filmes convertidos parao 3D, é comum a reclamação de incômodo ao usar o óculos e escuridão excessiva na projeção. Agora, antes de comprar uma imersão incompleta, fique atento sobre as especificações do filme, se foi filmado em 3D ou adaptado. É a forma de gastar consciente e não sair decepcionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário