quinta-feira, 24 de maio de 2012

O caminhão mágico


Era uma vez uma carroceria. Silêncio. Luzes apagadas. Corações a postos. O filme vai começar...


Sétima arte sem ingresso e pertinho de casa? Uma história inédita, não? É o que propõe o projeto Gira Brasil, uma ideia para levar a magia do cinema pelos diversos cantos do Brasil. Além de levar roteiros e personagens, o projeto acaba levando também a alegria e o encantamento aos olhos virgens de crianças e adolescentes que ainda não tiveram acesso a essa tecnologia cultural.
                                         
Quem diria que a carroceria de um caminhão poderia se transformar em uma sala de cinema autêntica, cheia de cores, imagens, enredos e emoção? Este é o cinema itinerante, um investimento do Ministério da Cultura criado em 2009 e que já percorreu mais de três mil quilômetros, realizando mais de 365 sessões. Para este ano várias cidades já foram escolhidas para receber este modo de cultura ambulante. Cruz Alta, Panambi, Ijuí, Carazinho, Passo Fundo, Erechim e Lagoa Vermelha serão as cidades beneficiadas no Rio Grande do Sul.

Sejam bem vindos ao conforto de um sala convencional. Um espaço com capacidade para 32 espectadores. Um espaço que supera em acessibilidade o cinemas tradicionais. Das acomodações disponíveis, duas são para cadeirantes, havendo rampa de acesso para os portadores de deficiência. E tem mais, as poltronas são semelhantes a de um cinema, a sala tem uma tela de 120 polegadas, som digital de alta qualidade, iluminação especial, climatização, isolamento acústico e térmico. Mas falta alguém nessa história toda...não falta mais: até o lanterninha que controla os mais bagunceiros compõe a equipe do cinema móvel.

Sabe onde o cinema móvel desembarcou em suas andanças por aí? Na nossa cidade, em Ijuí. Várias escolas municipais prestigiaram a ação, oferecendo aos seus alunos um pouco de alegria e descontração a bordo do caminhão, ou melhor, do cinema. No primeiro dia as quatro sessões lotaram, totalizando 120 alunos que assistiram aos filmes em horários diferenciados. No segundo dia, compareceram ao cinema móvel cerca de 110 alunos. E sabe o que estava em cartaz? Filmes infantis e adultos, todos nacionais, como “O Menino da Porteira”, “O Bem Amado”, “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes” e “Orquestra dos Meninos”.

E viveram felizes para sempre, rumo a próxima estação...




Nenhum comentário:

Postar um comentário