quarta-feira, 23 de maio de 2012

Homem não entra: o novo feminismo

Antigamente as mulheres eram muito mais unidas, é verdade. Hoje em dia tem muita mulher mais machista do que os próprios homens... Mas a maioria nem se importa com a igualdade entre os sexos “elas não pensam, vão lá e fazem!”, afirma Patrícia Schlindwen. E eu concordo!
a-banca-de-neve1
Vamos começar com alguns fatos: as mulheres passaram décadas exercendo funções que se resumiam ao âmbito do lar, as maiores preocupações eram o cardápio do jantar e trocar as fraldas dos pequenos. Hoje em dia, podemos ver o nosso horizonte social e profissional sem uma abrangência limitada, muitas vezes até tomando lugares que seriam deles, por exemplo, as mulheres são a maioria nas universidades! Podemos fazer qualquer coisa, exercer qualquer função na sociedade. Somos mães, esposas, profissionais de sucesso, políticas respeitadas, modelos, motoristas, surfistas, qualquer coisa que quisermos ser e acima de tudo podemos ser mulheres! 

E além de tudo isso, vivemos mais! Sim, a expectativa de vida dos homens é menor, seja por doenças nas quais eles são mais suscetíveis (problemas de coração, por exemplo), por se exporem mais a situações de risco (violência, acidentes de trânsito, trabalhos perigosos etc.). E isso não acontece apenas com os humanos, em várias espécies de animais os machos morrem mais cedo também. 

Admito que nós mulheres temos uma vida social, principalmente na adolescência, muito mais fácil do que para a maioria dos homens. Não precisamos provar a nossa virilidade-masculinidade diante dos amigos. O sucesso, digamos, reprodutivo do homem nem sempre é garantido, enquanto para a mulher (se quiser e for saudável) basta não ser tão seletiva quanto à escolha... Enquanto os homens precisam pensar em mil e uma cantadas e maneiras de atrair e conquistar a sua amada. Apesar de que os papéis algumas vezes se invertem, mas isso é assunto para outro momento... O que importa agora é que nós temos o poder de escolha!
nospodemos-231x300
A mulherada desempenha os mesmos papéis dos homens e até mandam neles (menos em casa… Em casa, a última palavra é sempre do homem: Sim, senhora!). Da imagem da perfeita dona de casa à da mulher segura de si. Ser feminista não significa abandonar a família, ser uma executiva workaholic, é possível desempenhar o papel de boa mãe e profissional de sucesso. Nem sempre o que a mulher deseja mesmo é ser igual! Nós só queremos respeito, mostrar que também somos capazes de fazer o que bem entendermos e isso já está mais do que provado e documentado! Amélia é que era mulher de verdade, será?! Claro que sim, todas somos! 

Para a Assistente Social, Elisa Weyrich: “Cada vez mais se tem investido em políticas para as mulheres, pois são elas que participam, os homens nunca colaboram ou participam dos programas, é muito difícil convencê-los. Para nós que trabalhamos na area da Assistencia Social, as mulheres é que são o nosso contato com a família, é no nome da mulher que fica o Bolsa Família, por exemplo... Ainda existe bastante submissão, principalmente por questões culturais e pelo medo da violência. Percebo que as que mandam no lar, na maioria das vezes, tem um maior grau de estudo”. 

Patrícia Schlindwein, 22 anos, administra o marido, 2 filhos e 2 empregos, garante que “As mulheres atingiram um nível que nem se importam mais com isso, elas simplesmente vão lá e fazem. No Sicredi de Chiapetta, por exemplo, tem apenas 2 homens no meio de 10 mulheres, é 16% homens e 84% mulheres em uma proporção. Sem contar que as mulheres são mais dedicadas, detalhistas, temos mais facilidade em fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, ainda desempenhamos papel de mãe, dona de casa, esposa. Lá em casa eu sou a chefe da família, meu marido sabe disso, eu decido o destino do dinheiro, o que vamos comprar, eu controlo a vida, a saúde, as roupas, afazeres domésticos, pago as contas, administro a empresa da família, trabalho fora, e ainda amamento, brinco e cuido mais dos meus filhos do que o meu marido. É sempre a minha opinião que prevalece pra tudo. Vi uma reportagem sobre mulheres trabalhando como pedreiras, e a diferença é notável, as obras administradas por mulheres são limpas, elas cuidam mais dos detalhes e arremates, nos acabamentos... os homens fazem uma anarquia, não limpam, não se preocupam com os detalhes.”
dominar-o-mundo
Eu já escolhi a roupa, e vocês? Hehehehe 

Brincadeiras a parte, quando as pessoas aprenderem a se olhar como seres humanos, sem essa irrelevante distinção de sexos, caracterizando-se apenas pelo que elas são, o mundo será um lugar melhor! Discurso ideológico, aborto, homofobia, divisão sexual do trabalho, violência doméstica, entre outras temáticas, são temas muito mais do que feministas, são temas humanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário