segunda-feira, 9 de julho de 2012

O que você prefere?

Trabalho em grupo ou individual é um dilema que assombra muitos estudantes, principalmente quando o semestre está terminando. Saiba o que a galera fala sobre isso e o que procuram fazer quando alguém não arca com suas responsabilidades em grupo

 
            Fazer algo com várias pessoas às vezes pode ser muito mais prático porque é possível dividir as tarefas, mas nem sempre é uma boa ideia. A grande maioria constrói um trabalho de forma errada, como se fosse uma colcha de retalhos, juntando as partes que cada pessoa fez e sai misturando de qualquer jeito tornando o resultado o pior. Ao questionado, a maioria dos jovens preferem o trabalho em grupo. Grande parte pelos mesmos motivos, a troca de ideias.
Luana Ortiz opta sempre que possível por não fazer trabalho individual, pois, assim junta uma idéia com a outra, um sempre sabe um pouco mais que o outro, se discute e se chega a uma opinião em conjunto muito mais completa. Já Lya Rodrigues do Rosário, prefere trabalho em grupo pois, os trabalhos muitas vezes são extensos, então cada um tem sua parte de pesquisa, montar slides, enfim, não fica sobrecarregado pra uma única pessoa. Eduarda Paixão é adepta do trabalho em grupo porque acredita que trabalho individual dá a impressão que todas as informações não são distribuídas. Individual é você e só você.
            O trabalho individual se sobressai em relação ao outro, pois muitas vezes quando se está em mais pessoas pode ocorrer conversas paralelas que acabam distraindo.
Camila Scherner tende a fazer trabalhos em grupo somente se conhece as pessoas que irão fazer parte do grupo e assim saber que todos vão ajudar. “Como muitos sabem que depender da vontade dos outros nem sempre é confiável, prefiro individual. Faço e ganho a nota pelo que eu fiz, se eu for bem ou mal a culpa é minha e não corro o risco de ir mal porque o grupo não ajuda”, ressalta ela.
            E o que fazer quando o trabalho deve ser apresentado e uma pessoa do grupo não arcou com suas responsabilidades? As opiniões são contraditórias, vão de entender se tiver um bom motivo até de tirar a pessoa do grupo.
           Luana procura saber qual o motivo e se for algo que te convença ou que a pessoa não pode fazer, se for tua amiga e se você sabe fazer sozinha e tem tempo, coloca o nome dela mesmo ela não tendo ajudado. Lya, apesar de reagir de forma normal, pois isso normalmente acontece. Termina de fazer o trabalho sozinha e coloca o nome da pessoa junto. Porém, na hora da entregar conta para a professora o que aconteceu durante a realização.
            Muitas vezes, apesar do outro não ajudar a fazer absolutamente nada, pela amizade, colocam o nome. Como Eduarda, que conversa, mas se não resolver, tira da equipe, “só que se for muito meu amigo deixo pra lá e coloco o nome mesmo assim”, diz ela. Já Valéria Krügel, apesar de procurar entender, tira a pessoa do grupo, pois se ela não participa e não ajuda, não tem porque permanecer no grupo.
            Sabemos que trabalhos devem ser entregues, em grupo ou individual, a nota é o objetivo final. Pesquisa é fundamental, síntese de ideias também. Tente não copiar os materiais e sim, tirar deles o que entendeu. Assim, além de compreender melhor o assunto, poderá exercitar a sua escrita a partir do conhecimento adquirido. Seja flexível e criativo, lembre-se que sair da rotina dá mais sabor à vida, aumenta nossa experiência e amplia as possibilidades de realizações. Para ficar ligado e conferir mais dicas de estudos clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário