sexta-feira, 6 de julho de 2012

TCC: hora de se mexer

Conforme foi divulgado recentemente pelo coordenador do curso de Comunicação Social da Unijuí, Marcio Granez, já é conhecido o cronograma de apresentação de monografias e projetos experimentais que serão apresentados no final deste mês de junho e início de julho de 2012.
Esse momento é decisivo para os acadêmicos de Comunicação Social, que irão por à prova os seus conhecimentos sobre os assuntos que cada um escolheu e se dedicou a fazer como Trabalho de Conclusão de Curso.
Porém, não basta apenas saber quando os trabalhos serão apresentados. O que vale a pena mesmo é assistir às apresentações. Isso serve para o acadêmico que está prestes a se formar ter um conhecimento mais aprofundado do processo que envolve a apresentação de uma monografia/projeto experimental.
Pamela vai se formar em 2013, mas o TCC já está teorizado
A sombra do TCC já paira sobre alguns alunos do curso de Comunicação. Alunos estes que já têm boa parte do trabalho esquematizado, faltando apenas saber o “know how”  do processo de apresentação.
Pamela Andrade de Moraes planeja se formar na metade de 2013, mas já está com o projeto experimental teorizado. Ela e o também acadêmico de Comunicação Emerson Scheis, vão realizar um documentário sobre a passagem da ditadura militar no contexto histórico da região das Missões, abrangendo em especial os municípios de São Luiz Gonzaga, São Nicolau, Bossoroca e Santo Ângelo. Por meio de entrevistas, documentos oficiais e também tentando reproduzir algumas imagens da época e passagem de eventos que marcaram essa fase ocorrida no Brasil.


No que diz respeito a preparação, Pamela está bem municiada, pois já acompanhou toda a produção do projeto experimental do ex-aluno da Unijuí Alex Duarte, que realizou um documentário sobre as forças pacificadoras do exército brasileiro no Haiti.
Ela conta que, por já ter definido o seu projeto no papel, existe um certo alívio, mas ainda há muito o que fazer: “ainda existe muita pesquisa em torno deste projeto, pois o mesmo precisa ter fundamentação teórica e social, mas tenho certeza que após um trabalho sério, engajado e dinâmico, consolidando a parceria com meu colega, conseguirei apresenta-lo com êxito”.
O nervosismo é sempre lembrado como o principal obstáculo na apresentação, mas Pamela deixa uma dica em relação a esse tema: “estudar, analisar, pesquisar e buscar mentalizar que tudo o que estiver falando e apresentando é um dos meus objetivos de sua vida, a conclusão de sua graduação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário